Book

5 dicas para fotografar Book de 15 anos

A complexidade para o fotógrafo em clicar books e festas de 15 anos, é justamente conseguir trabalhar com essa jovem que tem tantos sonhos, paixões, anseios. O fotógrafo Ricardo Milani deixa algumas dicas para quem vai fotografar nessa área.

Alguns anos atrás, a idade dos 15 anos era como um rito de passagem: deixar de ser menina para se tornar uma mulher. Era o momento também em que os pais apresentam sua filha para a sociedade.

1902223_817100044973394_1662605141_o

O tempo passou, mas as comemorações de 15 anos não. Hoje a diferença principal é que se festeja a vida, a juventude, a adolescência e até mesmo a maturidade. Foi deixada um pouco de lado a questão de “rito de passagem” e vive-se mais o momento em si.

A complexidade para o fotógrafo em clicar books e festas de 15 anos, é justamente conseguir trabalhar com essa jovem que tem tantos sonhos, paixões, anseios. Uma fase marcada pela mistura de sentimentos e claro, sem esquecer que a mãe também quer ser agradada. O fotógrafo Ricardo Milani deixa algumas dicas para quem vai fotografar nessa área:

1903487_817100298306702_1948528472_n

1 – Defina a linguagem

Esse é um dos maiores desafios desse segmento e essa responsabilidade deve ser assumida pelo fotógrafo. Você não transformar o Book da debutante em uma produção que não corresponde com a idade real da garota. Muitos Books de 15 anos transformam a garota em 25 anos, e muitas vezes, vulgarizam a fotografia. Isso pode ser culpa da produção, da maquiagem, da direção, ou do próprio fotógrafo. Por isso o desafio é deixar a menina de 15 anos com cara de 15 anos. Nem a mais nem a menos. Nem criança nem mulher. Agora te pergunto existe idade mais linda? Por isso eu me considero um fotógrafo de 15 anos. Com muito orgulho disso.

2 – Saia das poses comuns

Sair das poses prévias. “Mãozinhas de xícara” ou mãozinhas segurando árvores. Fuja disso, por favor.

3 – Tenha um orçamento adequado

Avalie-se e cobre pelo justo. Sempre me faço as seguintes perguntas: Por quanto compensa eu sair de casa?

Por qual valor aceito fotografar em 2015? Por qual motivo acredito em minha fotografia? Quais serão os desafios da festa? São perguntas frequentes que fazemos a nós mesmos? Diagnostique também para que tipo de cliente você quer atuar.

1947436_817100031640062_1380753042_n

4 – Tenha um ótimo atendimento

O atendimento é com toda a certeza, o momento mais importante de todo o trabalho de um fotógrafo profissional. Importante ao ponto de ganhar ou perder seu cliente, por isso, de muita atenção ao seu cliente, ouça e tenha pausas para responder perguntas.

Evite prometer produtos, ou atitudes que não as tem. Você será cobrado depois. Prometa coisas que estão em sua linha, nunca as invente, conselho de amigo. O atendimento em minha opinião deverá ser sempre com hora marcada, evite atropelos de horário, chegar atrasado, jamais.

5 – Explore novas locações

Viva, e descubra novas locações de preferência a lugares novos e exclusivos. Depois que você fotografou se perceber a movimentação de outros colegas fotógrafos, mude. Se não conseguir isso, faça novos planejamentos estratégicos do local. Parece ser um conselho Guerrilheiro, mas vá por mim, nenhuma menina de 15 anos, ou noiva vai querer a mesma Palmeira Imperial que você clicou semana passada. Use seus dias de folga para conhecer novos restaurantes, aproveite e leve sua família, e faça uma moral com o dono. Tipo assim: “Nossa, seu restaurante é maravilhoso – Você se incomodaria de liberar para que eu faça umas fotos de uma cliente aqui no dia do seu menor movimento?” – Isso não falha.

Ricardo Milani é um dos palestrantes do Congresso “Semana da Fotografia” que acontece nos dias 24, 25 e 26 de março em Balneário Camboriú. O tema da sua palestra é “Book de 15 anos: um novo mercado se abre”. Confira mais informações no site: www.semanadafotografia.com.br

 gif

Sobre o autor

Cynthia Badlhuk

Cynthia Badlhuk

Estudante de Jornalismo, apaixonada por música, fotografia e literatura contemporânea. Escreve também para o site www.livrosdefotografia.com.br. Contato: cynthia@iphotoeditora.com.br

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário