Book de casal: diversifique sua oferta

PreCasKamilla_Chester_NiloLima_1

Pré-casamento, sessão de casal, book de noivos, Trash the dress, pós-casamento… Vários são os nomes que definem as sessões de fotos que seduzem os casais. No artigo de hoje, irei falar sobre esses ensaios e sobre como realizá-los para potencializar o seu leque de produtos e mercado.

Irei nomear aqui as sessões de acordo como eu as vendo. Sou mais simples, direto e prefiro os nomes em “brasileiro” mesmo. Assim, começamos pela sessão de pré-casamento.

Essa é a última sessão realizada pelo casal enquanto solteiros. As fotos produzidas podem ser utilizadas pelo casal no seu álbum de casamento – como uma bela introdução ao álbum –, bem como para o álbum de assinaturas, exposições de fotos, um pôster na recepção da cerimônia ou na elaboração de lembrancinhas personalizadas do casal.

Enfim, depende da criatividade de cada um. Os produtos que você, enquanto profissional, pode oferecer ampliam e diversificam o seu orçamento.

Além disso, o pré-casamento é uma grande oportunidade para conhecer seus clientes e aumentar a interação e confiança no trabalho, conhecer os seus limites e os deles. Mas, acima de tudo, é uma nova mercadoria para o seu negócio. O que antes eu oferecia em um pacote, hoje faz parte dos meus produtos – afinal, são horas fotográficas e horas de edição. Ou seja, trabalho. E fica tão lindo e tão original que os casais fazem questão de ter.

Vanessa_Victor_NiloLima_5

Os noivos aproveitam e desfrutam ao máximo dessa sessão, compartilhando com você suas ideias e objetivos. Com isso, podemos aproveitar o momento para estarmos atentos, deixar fluir a criatividade, aperfeiçoar nossa técnica e o olhar. No pré-casamento, criamos vínculos de confiança para que, no dia do casamento, tudo possa fluir com mais harmonia e naturalidade.

Dias após a cerimônia, os noivos se vestem novamente para a sessão de pós-casamento. Isso porque os noivos de hoje querem sair do tradicional em seus álbuns. Além do que, após toda a celebração, estarão mais tranquilos e relaxados. Oferecer esse tipo de sessão permite também aos clientes aproveitarem cada segundo com os seus familiares e amigos no grande dia.

É fundamental, durante a sessão, que o fotógrafo consiga deixar o trabalho dentro do perfil de cada cliente. Uma boa direção os deixará à vontade. Você poderá captar toda a naturalidade e amor do casal e, assim, apresentar um trabalho artístico, surpreendente e com o qual os noivos se identifiquem.

424922_287841914623107_1909837024_n

3

Assim, alguns pontos são muito importantes para se alcançar esse objetivo, como a escolha da locação. Para isso, precisaremos procurar por locais que fujam das tradicionais fotos da igreja e pracinhas.

Lugares inusitados como cavernas, ônibus, boliches, bares, parques, shoppings, praias, ruas, cidades históricas, vilas, ruínas, poderão ajudar na conquista de ótimas imagens.  E, para decidir sobre onde fotografar, nada melhor do que começar perguntando para os noivos. Uma boa entrevista ajuda muito a definir toda a sessão, bem como o que será necessário para que tudo saia a seu favor, e não o deixe em apuros.

Depois de decidido onde fotografar, o céu é o limite para você criar. Sendo assim, observar muito e estar atento à composição são coisas imprescindíveis, pois muitas vezes há elementos em cena que não “agregam valor” à imagem. Por exemplo, se decidir por fotografar nas ruas da cidade, ter cuidado com a poluição visual é fundamental, pois postes e fios de luz podem poluir demais a imagem. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença no resultado do seu trabalho. Portanto, cuidado.

Boda_Virginia_Diego_NiloLima_27

KyC_25

Uma boa direção é primordial para se obter imagens espontâneas e naturais. Assim, recomendo a você manter uma boa comunicação enquanto fotografa. Não fique mudo jamais, isso causa insegurança. Tente auxiliar ao máximo o seu cliente sobre como posicionar as mãos, corpo, cabeça. Seja dinâmico e transmita isso. Se possível, faça você antes a pose para que eles vejam – fica mais fácil e visual que apenas falando. Jogue, brinque, corra, pule, crie situações para obter imagens mais dinâmicas e interativas. Conseguir uma boa imagem de casal não é questão de sorte e nem apenas de pura técnica, está em como você irá dirigir tudo isso.

É importante lembrar que os noivos precisam se arrumar novamente. Vale a pena sugerir à noiva que, no pacote que ela contratar para a produção do dia do casamento, negocie também a mesma produção para a sessão de fotos.

KyC_22

Normalmente, procuro usar ao máximo a luz natural nos meus ensaios. Digamos que faço quase toda a sessão com 85 a 95% de luz natural. Porém, temos que levar em consideração as mudanças climáticas que podem ocorrer, e muitos clientes não têm disponibilidade de datas e horários. Para me prevenir, costumo levar na mochila, além das minhas câmeras, um refletor, flashes, leds, filtros de cor para criar outros ambientes e um softbox. Se chover ou o dia ficar nublado, posso criar o meu próprio “sol” e fazer acontecer a sessão.

No mais, é isso. Bons trabalhos e excelentes fotos!

Foto: Olga Valenzuela

 

Fotógrafo com experiência internacional, NILO LIMA clica o mundo, profissionalmente, desde 2005. Seus trabalhos já foram destaque em revistas renomadas no Brasil e no exterior. Tendo a fotografia como sua paixão, realiza cursos e workshops para conquistar mais apaixonados pela arte de fotografar, tendo como foco momentos especiais, como os casamentos. Suas fotos já foram apreciadas por muitos olhares que puderam conhecer seu trabalho em exposições na Espanha e no Brasil.

.

Sair da versão mobile