Colunistas Manipulação de imagem

Bilionário Elon Musk vira policial civil em outdoor no MS

O que você faz quando precisa de uma imagem para um trabalho, seja como manipulador de imagens, diagramador ou designer gráfico? Visita um banco de imagens? Contrata um fotógrafo profissional? Com certeza, você não deve ir ao Google e pegar de forma irresponsável a primeira imagem que surgir na sua frente.

Pois parece que foi isto que fez o Sindicato Sul-mato-grossense de Policiais Civis ao utilizar uma imagem do empresário e bilionário sul-africado Elon Musk. Eles usaram a foto de Musk inadvertidamente em uma campanha pela valorização da profissão de policial.

iphotochannel-elon-musk-policial-ms

A campanha nova, chamada #valorizepolicialcivil, foi lançada nesta quarta-feira e os outdoors já podem ser vistos espalhados por Campo Grande. Nas placas está o empresário, que tem seu nome associado a grandes empresas como o Paypal, SpaceX e Tesla Motors, com camiseta preta e o brasão da Polícia do Estado estampado no peito.

A agência responsável pela campanha ainda não deu detalhes sobre o ocorrido. A imagem utilizada no outdoor pode ser encontrada com uma busca simples pelo nome Elon Musk no Google, disponível em boa resolução.

iphotochannel-elon-musk-policial-ms

Na hora de utilizar imagens comercialmente, todo cuidado é pouco. Você nunca deve utilizar imagens das quais não tenha autorização expressa de uso, como aquelas compradas de fotógrafos profissionais ou bancos de imagem. Lembrando que, nestes casos, as consequências são variadas: pode ocorrer desde um processo por uso indevido de imagem até virar piada geral na internet. Não cometa esse erro.

banner-livro-scott-kelby-lightroom

Sobre o autor

Raphael Bonelli

Raphael Bonelli é colunista do iPhoto Channel. Designer gráfico há 17 anos e especializado no tratamento e manipulação de imagem, Raphael Bonelli aprofunda-se no tratamento de imagem como técnica, mas também como parte integrante da linguagem fotográfica. Além disso, também é tradutor de diversos livros da área de fotografia, como o Adobe Lightroom 5 para Fotógrafos Digitais, de Scott Kelby, e Poses Perfeitas, de Roberto Valenzuela.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário