Bem-vindo ao clube, John Chapple!

Foto que garantiu ao inglês a distinção pelo prestigiado clube de proprietários da Hasselblad

Sempre que se pergunta a um fotógrafo estabelecido qual a melhor câmera a se usar, a resposta geralmente se parece muito com isto: “A melhor é aquela que você puder comprar”. Isso pressupõe que qualquer camerazinha barata seja um suporte razoável para qualquer aspirante dotado de talento. Mas, e se você puder ter a mais cara?

O fotógrafo inglês John Chapple, 41, teve a oportunidade de ter em mãos uma Hasselblad H3D. O equipamento custa em torno de R$ 67 mil (só o corpo) e faz fotos de 50 megapixels. É uma das mais caras do mercado.

Chapple foi escalado pela fabricante para realizar um “test-drive” da câmera. Ele viajou com a H3D (levou também uma panorâmica de filme Linhof Technorama 617) pelos Estados Unidos e Canadá. E uma das imagens que obteve, do rio Colorado, no Arizona (EUA), deu-lhe o prêmio de Fotógrafo do Mês, conferido pela Hasselblad aos felizes proprietários de suas câmeras.

John vive atualmente em Los Angeles, Califórnia, e trabalha como fotojornalista. Tem trabalhos publicados no jornal The Times de Londres e na revista Rolling Stones, entre outros veículos. Cobriu o 11 de Setembro, a passagem do Katrina por Nova Orleans e o massacre de Columbine, além de fazer retratos de figuras do showbiz e estrelas do cinema.

“Hasselblad é um ícone no mundo da fotografia, e alguns dos maiores nomes do mercado usam suas câmeras. A Hasselblad enviou uma de suas câmeras em um dos voos à Lua, e tem aparecido nos filmes de James Bond”, lembrou John ao jornal North Devon, da cidade onde nasceu. “É uma honra e tanto ser reconhecido por esse nome tão destacado na indústria fotográfica”, arrematou.

Artigos relacionados