Tendência

Banlek: aplicativo ajuda fotógrafos a ganharem dinheiro com vendas de fotos online

Banlek: aplicativo ajuda fotógrafos a ganharem dinheiro com vendas de fotos online

O hábito de fotografar situações da vida existe desde que foram criados os equipamentos que permitem essa atividade, antigamente restrita a situações festivas e hoje presente em todos os momentos. A chegada dos dispositivos digitais permitiu que todos virem fotógrafos de si mesmos.

Toda essa facilidade não tirou a importância do fotógrafo profissional, que além da técnica apurada, conta com equipamentos mais potentes. E para unir as pessoas e a importância de registrar momentos aos profissionais da fotografia nasceu a Banlek, uma plataforma que conecta os fotógrafos aos seus clientes potenciais.

Por permitir a conexão entre as duas pontas do negócio da fotografia, a plataforma Banlek pode ser definida como “Uber dos Fotógrafos”, tamanha a sua facilidade de uso por ambas as partes. Para o fotógrafo, é a oportunidade de manter sua atividade lucrativa, pois fica com 90% do valor negociado. Para o cliente, a garantia de que pode viver seus momentos e vê-los registrados com qualidade, sem precisar “botar a mão na massa”.

UM NOVO MERCADO PARA OS FOTÓGRAFOS

Os últimos anos foram de profundas mudanças para os fotógrafos profissionais: fechamento de empresas de mídia, popularização dos dispositivos digitais e a própria pandemia acabaram fechando mercados.

Com o surgimento da Banlek, muitos puderam se reposicionar,  vendendo um elemento que não está disponível nos equipamentos: a habilidade profissional, talento e sensibilidade, além do timing para captar os melhores momentos, atuando em todos os eventos que reúnem grande público, como competições esportivas, eventos sociais e culturais. O leque de possibilidades é muito abrangente, permitindo, por exemplo, ensaios coletivos e individuais, entre outras.

O fundador e CEO da Banlek, Jonathas Guerra, conta que ele mesmo sentia falta de um serviço parecido. “Eu pratico esportes e em muitos momentos quis que alguém tirasse fotos minhas, mas tinha dificuldade em encontrar esse tipo de serviço”. Já o fotógrafo Piero Ragazzi destaca a facilidade de operar a plataforma e o modelo de negociação como principais atrativos.

O fundador e CEO da Banlek, Jonathas Guerra, apresentando a plataforma para mais de 500 fotógrafos de todo o Brasil na Semana da Fotografia 2023 | Foto: Renan Munhoz

NOVIDADES EM 2023

Para usufruir das vantagens de ser um fotógrafo Banlek, o fotógrafo só precisa se cadastrar na plataforma (banlek.com)  e disponibilizar seu conteúdo na plataforma para que os usuários possam encontrá-la.O preço de cada imagem é definido pelo próprio autor, que pode criar seu site e gerenciar suas vendas, ficando com 90% do valor. 

A Banlek fornece também, de forma gratuita, 500 cartões para o profissional que alcançar os primeiros R $100,00 em vendas. Para quem deseja, oferece também consultoria gratuita sobre quais oportunidades podem ser exploradas na região de atuação.

Criada em 2020, a Banlek já faturou mais de R$ 15 milhões e já comercializou mais de 5 milhões de fotos desde sua fundação. No site da plataforma, o cliente pode encontrar mais de 30 seções de diversas modalidades esportivas, entre terrestres, aquáticas e aéreas, do popular futebol ao restrito hipismo. Eventos sociais e culturais também constam das galerias.

Para 2023, a plataforma deve implementar novas funções, como a “busca por reconhecimento facial ou numérico, com aplicação de inteligência artificial na classificação das fotos, facilitando sua busca pelos clientes. Também lançará a venda de quadros e fotos impressas, oferecendo uma experiência mais completa para os clientes.

Artigos relacionados