A nostalgia nas obras de Lúcio Carvalho

lucio_carvalho__galeria_lume__28_de_novembro

lcio-carvalho-11A Galeria Lume, em São Paulo, abre nesta quinta-feira (28), às 19 horas, a exposição Avessos, do artista plástico carioca Lúcio Carvalho. A mostra reúne dezesseis obras inéditas – entre fotos, esculturas, backlights e pinturas – construídas a partir das memórias e afetividades do artista, que atualmente vive e trabalha em São Paulo.

Dono de um estilo marcado pelo exagero na perspectiva e fusão e profusão de elementos, Lúcio elabora suas obras a partir de elementos representativos de uma determinada época de sua vida, tais como o onipresente coração, o crânio, o esqueleto animal, o pneu, entre outros.

“A nostalgia está sempre muito presente nos trabalhos de Lúcio Carvalho. Nessa série, observamos que todas as obras são acúmulos de memórias. Histórias contadas em uma única escultura, pintura ou fotografia. As cristaleiras de sua avó, usadas para guardar objetos e presentes importantes, misturam-se com os pneus que eram um dos seus brinquedos favoritos, envoltos em uma nevoa criada pela queima da cana de açúcar”, analisa Paulo Kassab Jr., diretor cultural da Lume e curador da exposição.

Avessos fica em cartaz até 21 de dezembro de 2013, na Joaquim Floriano, 711, segundo andar, Itaim Bibi.

Artigos relacionados