Tendência

Avatar 2: conheça a câmera extraordinária criada para gravar o novo filme

Avatar é o filme de maior bilheteria da história do cinema. O filme lançado em 2009 e dirigido James Cameron foi também responsável pela criação de métodos inéditos e revolucionários de gravação em 3D. Não à toa, as impressionantes técnicas criadas por Cameron levaram o filme ao topo de mais visto da história. Agora a expectativa é para o lançamento de Avatar 2, previsto para dezembro de 2022. E como não podia deixar de ser, a câmera usada para gravar Avatar 2 é coisa de outro mundo.

Avatar 2: O Caminho da Água começou a ser gravado em 2017 e como a maior parte do filme é debaixo d’água, James Cameron precisou desenvolver junto com a Sony um novo sistema inovador de captura para que as imagens fossem ainda mais reais e os menores movimentos e expressões dos atores fossem registrados. Veja abaixo o trailer:

Por isso, Avatar 2 foi filmado com métodos cinematográficas não convencionais. A câmera é a Sony VENICE equipada com um sistema divisor de feixe estereoscópico 3D especialmente feito para a gravação do filme, utilizando a unidade de extensão Rialto. O sistema chama-se Sony CineAlta VENICE 3D com versões de 6 e 8K. Veja abaixo algumas fotos:

Avatar 2: câmera  Sony CineAlta VENICE 3D
Diretor James Cameron com o equipamento de câmera 3D (divisor de feixe) usado em Avatar 2. Observe as duas unidades de sensor da VENICE voltadas para o espelho | Foto: Jon Landau (Produtor de Avatar).
Avatar 2: câmera  Sony CineAlta VENICE 3D
O diretor de fotografia Emmanuel Lubezki testando o equipamento de câmera 3D usado em Avatar | Foto: Jon Landau (Produtor de Avatar)
Avatar 2: câmera  Sony CineAlta VENICE 3D
Sony VENICE Rialto – Equipamentos 3D Divisor de Feixe da SCREENPLANE em uma cabeça de vôo FILMOTECHNIC

Mas por que não usar os equipamentos criados em 2009? Na época, as gravações aconteciam apenas numa floresta tropical e não foram projetados para gravações subaquáticas como necessário em Avatar 2. Grande parte das filmagens ocorreu em um tanque de 3,5 milhões de litros de água, que foi construído especificamente para as sequências e imitar a cinética de um oceano.

Shutter Stock Shutter Stock

Mas ao invés de usar apenas uma câmera para a gravação de cada sequência, James Cameron usou várias câmeras Sony VENICE emparelhadas em vários equipamentos estereoscópicos 3D. Usando o sistema de cabeamento da Sony, a única parte da VENICE transportada no equipamento eram os blocos ópticos do sensor de imagem (Rialto), reduzindo significativamente o peso da câmera. Ao reduzir o peso e melhorar a ergonomia, Cameron ganhou a capacidade de filmar com maior flexibilidade e liberdade. Apesar disso, o equipamento ainda pesa cerca de 17 kg. O próprio James Cameron usou e gravou uma parte das cenas com a magnifica câmera (veja foto abaixo).

James Cameron com o equipamento de câmera 3D nas gravações de Avatar 2 | Foto: Jon Landau (Produtor de Avatar)

Mas por que James Cameron não gravou em ambiente seco e depois, com efeitos especiais de computação gráfica, mudou o ambiente para subaquático? Ele mesmo respondeu: ”Meus colegas de produção realmente pressionaram fortemente para que fizéssemos ‘seco por molhado’, pendurando pessoas em fios”, afirmou Cameron. Eu disse: ‘Não vai funcionar. Não vai parecer real’. Eu até deixei eles fazerem um teste, onde capturamos seco para molhado, e depois capturamos na água. A nossa captura na água teve um nível brutal de qualidade. No seco para molhado não chegou nem perto.”

Avatar 2 é um filme para assistir em IMAX 3D e nada menos que isso. Assim, uma experiência 3D maravilhosa é garantida. Então, já comece a procurar os cinemas perto de sua casa ou em cidades próximas para assistir a continuação da história. Avatar 2 se passa 14 anos após o fim do original. Agora, o ex-soldado humano Jake Sully (Sam Worthington) e a guerreira Navi Neytiri (Zoe Saldana) se estabeleceram e começaram uma família, e grande parte do filme se concentra em seus filhos pré-adolescentes. Pelo visto no trailer, Avatar 2 promete mais uma experiência única e inesquecível.

Artigos relacionados