Atualização do Lightroom Mobile traz modo HDR e Ajustes Localizados
Com grande consistência a Adobe tem incluído no Lightroom Mobile – a versão para Android e iOS do programa de tratamento de imagem e fluxo de trabalho – funções que estavam restritas à versão completa do programa nos computadores. Este padrão se mantém na nova versão do Lightroom Mobile, chegando hoje aos celulares, que adiciona ao kit de ferramentas os filtros Graduado e Radial e também a captura de imagens em HDR com a própria câmera do celular.
Os filtros Graduado e Radial permitem a aplicação de correções – como Exposição, Claridade, Sombras ou Realces – em apenas uma determinada área da imagem, através de máscaras que podem ser lineares ou elípticas.
O novo modo HDR utiliza a própria câmera do aparelho para produzir uma imagem com alta amplitude dinâmica, capturando detalhes desde as áreas mais escuras da cena até as mais claras. Segundo a Adobe, o sistema determina a exposição correta para a cena e captura três arquivos DNG que são automaticamente alinhados e mesclados. O resultado é um arquivo DNG que combina as qualidades de um HDR e de um arquivo RAW, processado pela mesma tecnologia embutida no Camera Raw e no Lightroom.
Infelizmente, você precisará de um smartphone de ponta para aproveitar este recurso, pois ele está disponível apenas nos iPhones 6s em diante, no iPhone SE ou no iPad Pro de 9.7”. No lado do Android, ele é compatível com o Samsung Galaxy S7, S7 Edge, Google Pixel e Pixel XL. A Adobe pretende adicionar outros telefones à lista no futuro.
O Lightroom Mobile é gratuito e pode ser baixado para iOS (versão 2.7) ou Android (versão 2.3). Assinantes da Adobe Creative Cloud podem sincronizar coleções entre o Lightroom no computador e sua versão Mobile – o que pode ser muito prático para editar sessões de fotos ou fazer ajustes e correções rápidas.
Um Comentário