Astronauta faz curso de fotografia antes de ir ao espaço
O astronauta John Shoffner pilotará a espaçonave Dragon para a segunda missão privada da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS). Além de estudar tudo sobre o funcionamento da espaçonave e da missão, o astronauta também resolveu fazer um curso de astrofotografia para aprender a capturar do espaço imagens únicas do nosso planeta.
“Eu quero capturar algumas fotos incríveis da Terra. Não diretamente como uma imagem do Google, mas em ângulos oblíquos interessantes mostrando imagens de nuvens e atmosfera. Também quero mostrar o terreno e a curvatura da Terra como se só pudesse ser fotografado do espaço”, disse ele ao site Petapixel. Mas para fazer fotos únicas e diferentes, John fez um curso com o renomado astrofotógrafo Donald Pettit para aprender todas as técnicas e maneiras de fotografar nosso planeta do espaço. Veja abaixo um curioso vídeo de Don Pettit usando duas câmeras no espaço e os bastidores do seu treinamento com John Shoffner:
“Donald tem sido um professor fabuloso. Ele me deu uma ideia das expectativas. Como estarei em uma missão mais curta de 12 dias, não terei muito tempo para experimentar. Eu preciso me pré-programar com as fotos que eu quero e focar especificamente nisso enquanto estou lá em cima. ‘Não tente fazer muito…’ — sugeriu Donald pra mim.”
Como a ISS viaja a 70.000 milhas por hora, cerca de 112,654 quilômetros por hora, isso significa que o cenário muda extraordinariamente rápido. “Você vê um pôr do sol ou um nascer do sol a cada 22 minutos e meio. Vou ter que estar em posição antes que algo interessante aconteça para que eu esteja pronto para isso. Muitas vezes, estarei longe das janelas trabalhando… mas sempre estarei pensando no que está do lado de fora da janela. Se eu quiser capturar uma determinada foto, terei que estar lá antes disso”, diz o astronauta.
John não precisa se preocupar muito com equipamentos; a ISS tem mais de 20 câmeras Nikon D5 com uma variedade de lentes a bordo. Além disso, ele levará mais duas Nikon D6s. “A maior parte do meu trabalho será na faixa de 24mm. Don Pettit me deu ótimos conselhos. Minha missão tem 12 dias de duração e ele sugeriu apostar na 24mm, já que ela não vai replicar algumas das coisas que você pode encontrar no Google”, acrescenta.
“É o sonho de qualquer fotógrafo ir à Estação Espacial Internacional e tirar fotos, mesmo não me identificando como profissional. Eu só exercia isso como um hobby e tenho trabalhado muito nisso. Ter conselhos de alguém como Donald realmente ajudou”. Veja abaixo algumas imagens impressionantes de Donald Pettit.