Astrofotografia

Telescópio Espacial Hubble completa 29 anos (25 fotos)

Livros de fotografia

No dia 24 de abril de 1990 a NASA lançava o Telescópio Espacial Hubble a bordo do ônibus espacial Discovery. Durante todo esse tempo ele nos trouxe descobertas revolucionárias, entre elas visões profundas do universo em evolução. O Telescópio Espacial Hubble é um projeto de cooperação internacional entre a NASA e a ESA (Agência Espacial Européia).

“encontrando discos formadores de planetas em volta de estrelas próximas, sondando quimicamente as atmosferas de planetas orbitando outras estrelas, identificando o primeiro buraco negro supermassivo no coração de uma galáxia vizinha e fornecendo evidências de um universo em aceleração, impulsionado talvez por alguma fonte desconhecida de energia no tecido do espaço” declara a Nasa.

Imagem do Telescópio Espacial Hubble em comemoração ao seu 28º aniversário

A última imagem que o Hubble nos apresentou foi uma fotografia inédita da Nebulosa do Caranguejo do Sul, que está situada ao sul de Centaurus, e é conhecida como Hen 2-104. Sua estrutura parece uma ampulheta a explicação é que elas foram esculpidas por um par de estrelas em um sistema binário. “O duo consiste de uma estrela gigante vermelha envelhecida e uma estrela queimada, uma anã branca. A gigante vermelha está derramando suas camadas externas. Parte deste material ejetado é atraído pela gravidade da companheira anã branca” explica a Nasa.


Southern Crab Nebula

Ao longo desses 29 anos o Hubble nos apresentou imagens magníficas do universo. Confira:

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!