Tendência

Astrofotografia: brasileiro é finalista do maior concurso do mundo

O Astronomy Photographer of the Year é a maior competição de astrofotografia do mundo. Neste ano, o concurso recebeu mais de 3.000 imagens de 67 países. Os vencedores serão anunciados dia 15 de setembro, mas o anunciados até 15 de setembro, mas o Royal Museums Greenwich, que organiza o concurso, anunciou a lista de finalistas que vão disputar o prêmio de Fotógrafo de Astronomia do Ano.

Para nossa alegria, entre os finalistas está o astrofotógrafo brasileiro Flávio Fortunato, de Maceió, Alagoas. Veja abaixo a incrível foto do Flávio e as outras imagens finalistas da competição, que mostram astros, estrelas, planetas e o universo como nunca vimos antes.

Nuvens de gás do Sol

Astrofotografia: brasileiro é finalista do maior concurso do mundo
Astrofotografia: Simon Tang

“Nuvens de gás de hidrogênio cedem à medida que as linhas do campo magnético do Sol se rompem e colidem em uma dança sem fim. Esta exibição cria características surpreendentes, conhecidas como proeminências, no limbo do Sol.

Alguns chegam longe no espaço, eventualmente colidindo com a atmosfera da Terra, enquanto outros cruzam o Sol, abrangendo milhões de quilômetros de diâmetro. Não se engane, não são nuvens no Sol, mas plasma superaquecido que pode destruir mundos em um piscar de olhos! Esta foto foi construída com várias capturas e costuradas para criar uma imagem final de alta resolução. A cor foi adicionada para efeito dramático”, explicou o fotógrafo Simon Tang.

Cometa Leonard

Astrofotografia: brasileiro é finalista do maior concurso do mundo
Astrofotografia: Lionel Majzik

“O cometa mais espetacular de 2021 produziu várias explosões importantes nos últimos dias do ano. Até então, o cometa só era visível do Hemisfério Sul, forçando os astrofotógrafos do norte a usar os telescópios robóticos do sul.

Felizmente, em 27 de dezembro de 2021, consegui uma reserva de um quarto de hora para o telescópio robótico mais popular do mundo na época – o telescópio de 200 mm dos Observatórios Remotos Skygems na Namíbia. A fotografia foi prejudicada pelas condições meteorológicas nubladas, mas fiquei encantado ao capturar o incrivelmente espetacular cometa Leonard com sua cauda”, disse o fotógrafo Lionel Majzik.

O céu estrelado e a estrada mais alta do mundo

Astrofotografia: brasileiro é finalista do maior concurso do mundo
Astrofotografia: Yang Sutie

“O Monte Kula Kangri é uma montanha localizada na província de Shannan, no Tibete, com uma altitude de 7.538 metros. À sua frente, com cerca de 5.400 metros de altitude, encontra-se a Estrada Nacional 219. É a estrada mais alta do mundo.

No dia da filmagem, quando a Via Láctea se ergueu atrás da montanha nevada, a Lua havia acabado de se pôr no oeste – o fraco luar brilhava dourado nos picos cobertos de neve. A Via Láctea não foi perturbada pela luz da Lua.

Tirar esta foto envolveu três partes distintas. Para a primeira parte usei um instrumento equatorial para capturar o céu. Este instrumento foi então desligado para atirar no solo usando os mesmos parâmetros técnicos. Para a terceira parte, aumentei o valor ISO da câmera e usei um tempo de exposição curto. Para mim, as estrelas e as montanhas nevadas simbolizam a eternidade. Juntamente com a grande estrutura feita pelo homem, eles retratam nossa coragem e vontade de transformar a natureza”, disse Yang Sutie, a fotógrafa e autora da imagem. 

Saturno e suas luas

Astrofotografia: brasileiro é finalista do maior concurso do mundo
Astrofotografia: Flávio Fortunato

“Esta imagem mostra Saturno cercado por suas luas. Tive a sorte de capturá-lo em um momento em que as luas estavam distribuídas quase simetricamente ao redor do planeta, ajudando a tornar a composição harmoniosa. Foi uma foto emocionante de capturar, pois o ambiente durante a noite era muito calmo e eu sabia que a imagem final teria uma qualidade além das fotos que eu vinha tirando em noites turbulentas”, contou o fotógrafo brasileiro Flávio Fortunato, de Maceió, Alagoas.

Aurora Boreal na Islândia

Astrofotografia: brasileiro é finalista do maior concurso do mundo
Astrofotografia: Carl Gallagher

“Esta imagem da Aurora Boreal e do naufrágio do Gardur foi o culminar de uma viagem de 9 dias e 2.500 milhas perseguindo lacunas na nuvem por toda a Islândia. Esta é uma exposição única, com o primeiro plano levemente pintado. A previsão da aurora era boa, assim como a previsão do tempo, que previa que as nuvens se dissipariam.

Foi uma experiência bastante poderosa ver este navio enferrujado, outrora um navio baleeiro, agora parado na praia no final do fiorde com a aurora começando a aparecer através de fendas na nuvem. Normalmente, fico bastante irado com as nuvens, mas com esta imagem acho que adicionam um certo drama à cena. Eu nunca empilho, misturo ou costuro imagens – é apenas um momento simples e único no tempo”, disse Carl Gallagher, fotógrafo e autor da imagem.

Nebulosa da Alma

Astrofotografia: brasileiro é finalista do maior concurso do mundo

“Esta imagem mostra a Nebulosa da Alma (IC 1848) e seu núcleo (IC 1871). A Nebulosa da Alma é uma nebulosa de emissão localizada em Cassiopeia. IC 1871 é como um pequeno diabo montado na cabeça de um dragão, com vista para o mar de estrelas sem limites. A leste da nuvem estelar Soul, há um complexo de nebulosas e aglomerados de estrelas conhecido como Nebulosa do Coração (IC 1805). Juntos, eles são frequentemente chamados de ‘Coração e Alma'”, disse o fotógrafo Binyu Wang.

Aurora

Astrofotografia: brasileiro é finalista do maior concurso do mundo

“A noite de 3 de novembro para 4 de novembro de 2021 foi para meus livros de memória! Várias tempestades solares atingiram o planeta ao mesmo tempo, provocando uma tempestade geomagnética de nível G3 (forte). Eu dirigi oito horas para um lugar que eu nunca estive porque era uma das únicas áreas sem céu completamente nublado. Eu realmente queria mostrar um elemento de paisagem na minha fotografia também, então encontrei essa pequena poça e pedra que acabou refletindo a aurora lindamente. Eu usei uma câmera auto-modificada para que haja um pouco mais de vermelho, embora com o poder deste evento o vermelho fosse visível mesmo em câmeras não modificadas. Eu escolhi focar a pilha desta imagem para obter o máximo dos elementos de primeiro plano”, contou a fotógrafa MaryBeth Kiczenski.

Lua crescente

“Esta é uma composição de 32 imagens da Lua crescente. O processo de montagem foi particularmente complexo devido à libração lunar (oscilação da Lua vista da Terra), que mudou durante as duas horas que passei fotografando naquela noite. Nesta imagem você pode ver as crateras, bordas, montanhas, cúpulas e mares mais famosos desta fase lunar”, disse o fotógrafo Andrea Vanoni.

Via Láctea

“Aqui, a Via Láctea brilha na costa sul do Oregon, EUA. Este local é notoriamente nebuloso durante o verão, o que torna difícil fotografar a Via Láctea. Na minha segunda tentativa, porém, tive sorte e pude experimentar uma noite linda e clara”, disse Marcin Zając, autora da imagem.

Nebulosa Roseta

Astrofotografia: brasileiro é finalista do maior concurso do mundo

“A primeira vez que vi uma foto NGC 2244 de banda estreita era parte do anúncio do site para um filtro. Na hora, fiquei chocado. No outono de 2021, dois dos meus observatórios remotos foram montados e tive a oportunidade de filmar. O resultado foi satisfatório e achei que condiz com a qualidade da propaganda do filtro”, disse Alpha Zhang, autor da foto.

Cata-vento da Hidra

“Nicolas-Louis de Lacaille observou pela primeira vez o que mais tarde ficou conhecido como Galáxia Cata-vento do Sul em 23 de fevereiro de 1752 do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul. Esta imagem, tirada exatamente 270 anos depois, combina um conjunto profundo de exposições de hidrogênio-alfa junto com dados de cores para destacar as regiões de formação de estrelas semelhantes a rubi desta bela galáxia espiral barrada . Possui exposições feitas em 2021 e 2022 usando câmeras CCD e CMOS que combinadas dão um nível de detalhe que seria muito difícil de obter com apenas uma câmera. Esta roda de Catherine colorida é alimentada pela luz de milhões de sóis distantes”, disse o fotógrafo Peter Ward.

Leia também: Fotógrafos liberam gratuitamente workshop completo de astrofotografia no YouTube

Artigos relacionados