Tendência

As redes sociais podem atrapalhar a criatividade de fotógrafos?

Todos nós compartilhamos nossas fotos nas redes sociais e esperamos receber algum feedback: curtidas, comentários, críticas construtivas. Obviamente, todos os fotógrafos gostam que suas imagens sejam apreciadas e amadas por muitas pessoas. E aparentemente, isso não tem problema nenhum. Mas, a fotógrafa Evan Ranft levantou uma discussão bem interessante sobre como as redes sociais podem atrapalhar nossa criatividade, principalmente quando usamos as estatísticas de audiência para criar novas fotos.

Segundo Evan, é muito mais fácil permanecer fiel ao seu estilo fotográfico ou ao que você gosta de fotografar se você tira fotos apenas por hobby ou é um fotógrafo amador. Nesse caso, você simplesmente fotografa o que gosta e os likes no Instagram são um bônus, mas eles realmente não importam, afinal, o mais importante é você estar satisfeito com seu trabalho e seu progresso na fotografia.

As redes sociais atrapalham a criatividade de fotógrafos?
Foto: Lee Jeffries

Mas de acordo com a fotógrafa, quando você é um fotógrafo profissional, a coisa fica bem mais complicada. “Você quer ganhar mais seguidores e ter seu trabalho mais visto. Você precisa de clientes e assim é mais fácil cair nas tendências das redes sociais”, contou Evan. E deixar de fazer as fotos que você gosta e aderir as tendências do Instagram, por exemplo, coloca fotógrafos de dois perigos:

  1. As tendências vêm e vão. Seguindo-as a todo custo, você se perderá e não desenvolverá seu próprio estilo fotográfico, assim não terá uma fotografia diferente para se destacar de uma multidão que faz todas as fotos iguais. Sua fotografia não evoluiu porque você está mais preocupado em seguir a nova tendência da semana ou do mês do que aprimorar seu olhar único sobre o mundo. Assim, ao invés de ter seu olhar sobre os ensaios acaba reproduzindo o olhar dos outros.
  2. Embora curtidas, comentários e seguidores possam ser tentadores, eles não irão satisfazer você no longo prazo. Em algum momento você começará a ficar frustrado por não fazer o que gosta e você sentirá o peso de apenas clonar tendências das redes sociais e não criar a fotografia com sua identidade, valores e princípios.

Portanto, seja fiel a si mesmo e fotografe o que você gosta de fotografar. Sim, você pode se inspirar em outros fotógrafos, em outras formas de arte, mas é fundamental você desenvolver seu próprio estilo. Assim sua fotografia terá uma assinatura exclusiva que atrairá clientes em busca do seu olhar único.

Embora muitos não percebam, mas os fotógrafos que fazem sucesso por muito tempo no mercado e são referências não seguem cada nova tendência das redes sociais. Eles desenvolveram um estilo próprio de iluminar, dirigir e compor e através dos anos repetem imagens consistentes com essa estética e maneira de criar suas fotos. Exemplos não faltam, como Sebastião Salgado (documental), Annie Leibovitz (retratos), Anne Geddes (newborn), Fer Juaristi (casamento) e Lee Jeffries (fotografia de rua). Bora largar as fotos modinhas das redes sociais e focar no que realmente você gosta de fotografar com seu olhar e estilo?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *