As primeiras câmeras fotográficas usadas no espaço
No dia 12 de abril de 1961 o russo Yuri Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço. Em 20 de julho de 1969 Neil Armstrong marcou a história da humanidade sendo o primeiro homem a pisar na lua, Alan Shepard e em 1971 o quinto. Até então a câmera fotográfica não havia sido levada pouco se conhecia do espaço, e haviam outras coisas que preocupavam mais.
Mas os astronautas acabaram sendo filmados em órbita e Gargarin descreveu sua visão “… a visibilidade é excelente […] posso discernir as dobras do terreno, a floresta […] observo as nuvens acima da terra, pequenas, cumulus. E as sombras deles. Lindo, lindo.” Imagine você sendo a primeira pessoa a viajar pelo espaço e todas as imagens foram captadas mentalmente e armazenadas em sua memória.
Quando o segundo homem foi para o espaço, Gherman Stepanovich, uma câmera fotográfica foi enviada junto, modificada para acoplar 300 metros de filme a Konvas-Avtomat trouxe para a Terra o valor da imagem, fotos coloridas foram realizadas do espaço. John Glenn, o primeiro norte-americano a ir para o espaço levou uma Leica modificada e captou imagens ultravioletas da constelação Orion. O astronauta comprou uma Minolta Hi-Matic e junto com engenheiros da NASA adaptou para facilitar o uso nos trajes espaciais.
É claro que as fotografias não são obras de arte e não se comparam com o que temos disponível hoje em dia, estamos tratando de astronautas que viajaram para o espaço pela primeira vez na história. Mas foi a partir desse experimento que a NASA percebeu a importância da fotografia para as explorações espaciais, e a partir de então estamos cada vez mais evoluindo.
Fonte: Fstoppers