Ontem, 22 de fevereiro, a Adobe lançou a versão 2.0 do aplicativo Lightroom Mobile para Android, e aquilo que era um aplicativo complementar ao Lightroom para desktop está se tornando uma ferramenta bem independente de tratamento de imagem mobile, inclusive para arquivos RAW, aproximando-se rapidamente da versão lançada para iOS. Vejamos as novidades.
Ferramentas de Edição:
- A Curva de Tons recebeu o modo de Pontos, além do já existente Paramétrico, permitindo inclusive a manipulação dos canais RGB individuais (seja bem vindo ao mundo do Color Grading no celular).
- O aplicativo recebeu acesso ao recurso de Tonalização Dividida, que permite a criação de PB tonalizados, cross-processamento e color grading.
- Os ajustes HSL e Mistura de Preto e Branco receberam o ajuste através da ferramenta TAT, que permite clica e arrastar em determinados pontos da tela.
- O aplicativo também recebeu o ajuste Desembaçar (Dehaze).
Câmera Interna:
- A câmera interna do aplicativo permite a captura de imagens em DNG ao invés de JPEG, desde que a câmera do aparelho seja compatível com esta função;
- O aplicativo permite a aplicação automática de presets nas fotos capturadas com a câmera, de modo não-destrutivo. Não gostou do resultado, basta mudar.
Além disso, se o arquivo original estiver presente no aparelho, o comando Salvar na Galeria salva uma versão editada da imagem em alta resolução.
Você pode baixar o app gratuitamente na Google Play, mas os recursos de sincronização com o desktop só estão disponíveis para assinantes do pacote Creative Cloud da Adobe.