Esta semana mostramos como foi feito o desenho de Alice no País das Maravilhas, com os traços inspirados na atriz Kathryn Beaumont, que atuou como modelo e fez a voz de Alice lá na década de 1950. Pois bem, outros desenhos não tão inocentes assim da mesma década (e presentes em décadas anteriores) também foram inspirados em fotografia de modelos – muitos deles produzidos pelo grande ilustrador Gil Elvgren.
O termo pin-up vem da história de que as imagens apareciam muito em calendários – do tipo de pendurar na parede ou porta (em inglês, pin-up). As famosas Pin-ups, mulheres de curvas voluptuosas das ilustrações em aquarela, eram inspiradas por modelos reais, fotografadas em poses e roupas semelhantes às que iam aparecer no desenho. O burlesco, apresentação teatral que envolvia paródia e, às vezes, strip tease, foi muito popular no início do século 19. As dançarinas começaram a fazer cartões a partir de suas fotografias para atrair a atenção do público.
O que na época poderia parecer uma produção até vulgar, hoje pode ser considerado um material gráfico sensual de altíssima qualidade, comparado às produções extremamente escrachadas que vemos hoje em dia. Talvez esse seja um dos motivos que as Pin-ups ainda hoje criam tanta veneração e nostalgia, por trazer ao sensual um toque único de pop art e Glamour.