As crianças da guerra de David Seymour

Vivenciar uma guerra pode fazer com que o homem perca a esperança na vida, mas para David Seymour retratar guerras foi o que estabeleceu a sua reputação. O fotógrafo polonês era conhecido pelo humanismo, especialmente com as crianças que sempre teve um imenso cuidado, fato visível em suas fotografias.

Quando a Segunda Guerra Mundial eclodiu, Seymour, mais conhecido como Chim, estava em Nova Iorque. Em 1940, alistou-se no exército dos Estados Unidos para servir na Europa como fotógrafo durante a guerra, dois anos depois foi naturalizado americano. A Europa ainda foi seu cenário pela segunda vez, quando retornou após a guerra para documentar a situação das crianças refugiadas, pela UNICEF.

Seus melhores amigos e companheiros de fotografia foram Robert Capa e sua namorada Gerda Taro, juntos eles fotografaram a Guerra Civil Espanhola. Foi da amizade com Capa e Henri Cartier-Bresson que em 1947 nasceu a agência Magnum. Chim foi presidente da Magnum Photos até 10 de novembro de 1956, quando foi metralhado por soldados egípcios durante a cobertura da Guerra do Suez.

12/31

Sair da versão mobile