As câmeras DSLR realmente estão mortas ou perto do fim?

O fotógrafo Chris Bryan-Smith escreveu um ótimo artigo explicando se estamos realmente perto do fim das câmeras DSLR e qual seu futuro frente a forte concorrência das câmeras Mirrorless. Disse ele:

“Por muito tempo, a DSLR esteve no ápice do mundo das câmeras. Elas estavam sentadas no topo da montanha, sendo preferidas por fotógrafos de todo o mundo. As câmeras DSLR eram joias na coroa de todos os principais fabricantes, mas agora, a era DSLR está entrando em sua temporada de inverno. E o sol está se pondo neste sistema de câmeras outrora impermeável. As câmeras Mirrorless (sem espelho) estão agora tomando seu lugar no topo do mundo das câmeras. Mas as DSLRs estão mortas e enterradas?

Fim do Desenvolvimento das câmeras DSLR

câmeras DSLRs

A Canon anunciou recentemente que a EOS-1D X Mark III será seu último lançamento DSLR. Este anúncio ocorre logo após a Nikon tomar uma decisão semelhante de interromper a produção de câmeras DSLRs.

Canon e Nikon foram os campeões dos sistemas DSLR. Eles tinham o melhor para iniciantes com sua EOS 7D Mark II e D3500 . E eles orgulhosamente avançaram a tecnologia com suas câmeras de nível profissional. A Canon EOS 5D Mark IV e a D850 são as melhores que o dinheiro pode comprar.

As câmeras de nível profissional são o pico da tecnologia DSLR. A qualidade da imagem é inquestionável. Eles têm excelentes funções, como rápidas velocidades de disparo contínuo. E os sistemas de foco automático eram rápidos e sempre confiáveis.

Mas parece que o desenvolvimento de DSLR atingiu um muro. O corpo e a infraestrutura de uma DSLR apresentam limitações. E parece que os sistemas de foco automático são tão bons quanto em DSLRs.

A Canon e a Nikon introduziram sistemas de foco automático de pixel duplo. Os melhores exemplos são a Canon EOS 6D Mark II e a Nikon D780. Mas este sistema AF só pode ser usado em Live View, o que significa que você não pode usar o visor óptico.

Canon, Nikon e Pentax procuraram adicionar estabilização de imagem no corpo às suas DSLRs. Mas o sistema mecânico não facilita. Adicionar um sistema de estabilização ao sensor cria uma desconexão. Isso significa que o que você vê no visor pode não corresponder à imagem final.

A ascensão das câmeras mirrorless (sem espelho)

câmeras DSLRs - Canon R5 mirrorless

Enquanto o frio intenso do inverno se aproxima para as câmeras DSLR, é primavera para as câmeras sem espelho. Nos últimos anos, eles se tornaram o assunto da cidade da fotografia. E os fabricantes de câmeras estão voltando sua atenção para máquinas sem espelho.

A Nikon e a Canon só recentemente se tornaram totalmente sem espelho. Mas a Fujifilm, a Olympus e a Sony vêm concentrando toda a sua energia em câmeras sem espelho há muito tempo. A Fujifilm e a Olympus produzem modelos mirrorless excelentes para iniciantes a entusiastas de alta qualidade.

A Sony fez as maiores ondas na divisão mirrorless. Sua série Alpha está empurrando os limites da tecnologia sem espelho. A Sony A7R IV é um excelente exemplo, com seu sensor de imagem de 61MP. Nenhuma DSLR chega perto disso.

As câmeras sem espelho também avançaram com sistemas de autofoco e estabilização de imagem. A falta de um obturador mecânico dá aos desenvolvedores mais liberdade com componentes elétricos. E esses avanços atraíram muita atenção dos fotógrafos.

A Fujifilm e a Sony não deixaram a Nikon e a Canon para trás. Ambas as marcas estão lançando câmeras sem espelho junto com suas opções DSLR. A Nikon Z7 e a Canon R5 são duas das melhores câmeras mirrorless do mercado. Apesar dessas marcas produzirem os dois tipos de câmeras, o vento soprava apenas em um sentido. E a terminação das linhas DSLR é o sino da vitória para as câmeras sem espelho.

O que torna as câmeras sem espelho tão boas?

câmeras DSLRs

Uma das primeiras coisas que você notará é o tamanho e o peso de uma câmera sem espelho. A maioria das câmeras sem espelho são menores e mais leves que os corpos DSLR. Sem as partes mecânicas de uma DSLR, uma mirrorless pode ter um corpo de câmera menor.

A resolução da imagem e a sensibilidade do sensor atraíram muita atenção. As DSLRs chegam a cerca de 45MP, com apenas a Nikon D850 e a Canon EOS 5DS superando isso. Mas mais de 50MP tornou-se padrão para unidades sem espelho full-frame. O Sony A7R atualmente lidera a liga com 61MP.

As câmeras sem espelho também possuem excelentes sistemas de foco automático. Os sistemas DSLR AF oferecem apenas cobertura limitada do quadro. Mas algumas opções sem espelho agora têm cobertura AF de quadro completo. E isso inclui detecção de rosto e olhos.

A estabilização de imagem integrada é outra área em que o mirrorless assumiu a liderança. Como o visor e o sensor são ambos digitais, você pode ter um estabilizador de imagem que permanece fiel à projeção no visor. Os estabilizadores integrados também significam que você pode fotografar ação e pouca luz com resultados de melhor qualidade.

As câmeras sem espelho usam um obturador digital, o que significa que podem fotografar sem fazer barulho. Muitas pessoas gostam do barulho de um obturador DSLR. Mas os fotógrafos de esportes e vida selvagem apreciam o benefício de um obturador silencioso.

O obturador digital também permite um disparo mais rápido e velocidade do obturador . O mais rápido que você obterá de uma DSLR é de cerca de 15 quadros por segundo. Mas algumas câmeras sem espelho agora possuem modos de disparo contínuo com velocidade de 30fps.

A popularidade duradoura das câmeras DSLR

câmeras DSLRs
Foto: Jéshoots/Pexels

DSLRs e câmeras Mirrorless foram de igual para igual na última década. Recentemente, a câmera sem espelho ganhou vantagem no placar. Mas a DSLR ainda está na luta. Eles estão contra as cordas, mas ainda podem dar alguns socos.

As empresas de câmeras podem estar se afastando das DSLRs. Mas o mercado DSLR continua sendo um lugar vibrante para um fotógrafo digital. De iniciantes a fotógrafos profissionais, os fotógrafos DSLR adoram suas câmeras.

As câmeras DSLR são máquinas confiáveis. Eles são duráveis ​​e construídos para uma vida de trabalho. A DSLR é o cavalo de batalha do mundo das câmeras. Alguns podem ver os elementos mecânicos como uma desvantagem. Mas os componentes físicos geralmente são mais confiáveis ​​do que os eletrônicos.

Modelos sem espelho têm a reputação de congelar. Seus circuitos ficam sobrecarregados e a máquina congela. Geralmente é apenas um caso de desligá-lo e ligá-lo novamente. Mas isso pode ser caro quando você está no trabalho. É perda de tempo, e você pode perder seu tiro.

Os componentes eletrônicos podem ser pequenos e leves. Mas eles geram calor. E no corpo menor da câmera de uma máquina sem espelho, isso pode causar problemas. A Canon EOS R5 é uma câmera que pode superaquecer. Ao gravar um vídeo em definição total, você sentirá que está esquentando.

Muitas câmeras sem espelho têm resolução de imagem mais alta. Mas alguns veem a alta contagem de megapixels como um exagero. A qualidade de imagem de uma Nikon D750 ou uma Pentax K1 II é excelente. E a resolução é mais que suficiente para editoriais profissionais ou publicações impressas.

As DSLRs da Nikon e da Canon têm excelentes seleções de lentes disponíveis. As linhas DSLR estão funcionando há anos. E ambas as empresas lançaram lentes ao longo desse tempo. Seus intervalos de lentes sem espelho não têm o mesmo estoque.

As câmeras DSLR estão mortas?

Foto: Elizaveta Dushechkina / Pexels

As DSLRs não estão mortas. Os principais fabricantes podem estar se afastando da produção de DSLR. Mas eles ainda não estão mortos e enterrados. Sua popularidade perdurará nos próximos anos. E as câmeras sem espelho não foram capazes de dar o golpe final.

Se você é um usuário de DSLR e adora os resultados, não há motivo para mudar. E se você está procurando uma nova câmera, as DSLRs ainda são excelentes máquinas. Eles são confiáveis ​​e produzem resultados excelentes em todos os níveis.

A DSLR definitivamente está de saída. Mas ainda há alguma briga no cachorro velho. Você verá fotógrafos de todos os tipos usando as câmeras DSLR nos próximos anos. E boas câmeras podem subir de valor. O futuro não parece ótimo para as DSLRs, mas elas ainda não estão mortas.

Chris Bryan-Smith é um fotógrafo de viagens e documentários baseado na Europa. Originalmente das belas colinas verdes do norte de Gales, ele está atualmente localizado em Barcelona, ​​Espanha. Ele estudou fotografia na faculdade e tem documentado suas explorações desde então. Você pode ver uma seleção de seu trabalho no Instagram; @kbs.photographs. Este artigo foi publicado também aqui.

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