Você já se perguntou em qual estágio profissional você se encontra na Fotografia? Saber responder essa pergunta é essencial para que você entenda quais os principais pontos em que precisa focar seus esforços para mudar de patamar e ir para o próximo nível.
Em cada estágio do negócio, você terá necessidades de adquirir novas habilidades, principalmente relacionadas à gestão do seu negócio. As fotógrafas e empreendedoras Mari Merlim e Lis Sayuri fundaram a Babuska Fotografia, empresa de ensaios de família que já realizou mais de 2 mil ensaios nos últimos 2 anos. Nessa jornada, elas já faturaram mais de R$ 3 milhões de reais.
Ao longo dos últimos 4 anos de empresa, elas entenderam que todo negócio passa por estágios e necessidades diferentes. E revelaram para nós quais são os principais estágios de uma empresa de fotografia e quais devem ser suas principais estratégias em cada um deles. Descubra em qual estágio você está agora.
Estágio 1: Planejamento e Preparação
Esta é a fase inicial em que tudo ainda está na sua cabeça ou em um papel. Você planeja começar a trabalhar com a Fotografia, mas ainda não tem nada concreto. Nesse estágio, recomendamos:
● fazer um bom curso de fundamentos da Fotografia, para dominar seu equipamento e principais técnicas
● estudar os tipos de fotografia e quais nichos você deseja se especializar
● pesquisar o mercado local, entendendo quais as principais necessidades que você poderia atender
● definir um plano com metas para realmente tirar a ideia do papel e colocar em prática!
Estágio 2: Lançamento do negócio
Depois de ter uma ideia clara do seu negócio de fotografia e dos serviços que deseja oferecer, é hora de lançar oficialmente seu negócio no mundo! Nesse momento, é hora de:
● criar um site profissional
● abrir uma conta da sua marca na rede social
● adquirir um kit de equipamentos ideal para seu tipo de trabalho
● abrir uma conta bancária PJ (pessoa jurídica) para começar seu negócio separando conta pessoal da profissional – MUITO IMPORTANTE!
● fazer portfólios para começar a divulgar seu trabalho e seu estilo
● participar de encontros e cursos com outros fotógrafos para entender melhor o mercado e como se posicionar
Estágio 3: Construção da marca
Agora que o seu negócio está oficialmente lançado, você precisa começar a construir sua marca e agregar valor para vender mais. Qual é seu diferencial? Por que as pessoas deveriam te escolher? Nesse estágio, algumas estratégias são importantes:
● criação de uma identidade visual consistente (logomarca, paleta de cores, tom de voz. Elementos que vão ajudar a fortalecer a essência e estilo da sua marca)
● constância nas redes sociais com criação de conteúdos relevantes para seus clientes
● precificar seu serviço da maneira correta e saber qual sua margem de lucro
● fazer parcerias estratégicas para atrair mais clientes
● ser ágil no atendimento e eficiente na entrega para que seu cliente se encante e possa te indicar para outros (nos primeiros estágios do negócio, você dependerá muito dessas indicações, portanto, faça do seu cliente feliz seu principal outdoor)
Estágio 4: Crescimento do negócio
Quando você começar a conquistar mais clientes e a gerar mais vendas, você pode começar a expandir seu negócio, afinal, você não dará conta de fazer tudo sozinho. Nesse estágio, você deve entender se faz sentido:
● delegar funções e contratar outros profissionais para te ajudar em áreas que você não está conseguindo realizar com eficiência
● treinar sua equipe para manter a qualidade do seu trabalho
● criar novos produtos para continuar vendendo para seus clientes antigos
● expandir para novas regiões geográficas, atendendo em mais cidades
Estágio 5: Consolidação
Depois de ter um negócio de fotografia estabelecido e bem-sucedido, você pode se concentrar em consolidar seu negócio e mantê-lo em crescimento constante. Isso pode incluir:
● manter a força da sua presença online
● fortalecer suas relações com clientes existentes
● buscar novas oportunidades de negócios
Aprender a fotografar bem é só o primeiro passo. Um fotógrafo que realmente cresce tem como pilar fundamental a gestão do seu negócio.
Que tal aprender estratégias práticas para cada uma dessas fases do seu negócio?
No Meu Curso Babuska, o braço de educação da Babuska, você pode aprender como desenvolver seu negócio e crescer como um fotógrafo reconhecido no mercado. Que tal receber um diagnóstico do seu estágio de negócio atual? Faça o Quiz do Meu Curso Babuska e descubra gratuitamente aqui: https://babuska.typeform.com/quiz-diagn-neg. Para mais informações entre em contato com Mari Merlim, cofundadora Babuska, pelo 48 99844-0775.