As 15 câmeras fotográficas mais estranhas da história
Nem sempre os fabricantes criaram câmeras fotográficas com um design minimamente viável. Na eterna busca pela inovação grandes marcas como Leica e Sony, já lançaram muitos modelos esquisitos que viraram ao longo do tempo motivo de muitos risos. Abaixo, selecionamos as 15 câmeras fotográficas mais estranhas da história. É cada uma que não dá pra acreditar! Ainda bem que não deram certo (risos).
1. Sony Mavica
Em 1981, a Sony lançou a Mavica como a primeira câmera fotográfica eletrônica do mundo. Não era uma câmera digital no entendimento atual, pois seu sensor produzia um sinal de vídeo analógico capturado em disquetes de vídeo. As imagens capturadas podiam então ser vistas em uma TV.
2. Leica S1
Esta câmera Leica era estranha não apenas por sua forma e design, mas também pelo fato de oferecer montagens de lentes para lentes Nikon, Contax, Canon FD e Minolta. O design incomum significava capturar imagens quadradas usando lentes de 35 mm.
3. A câmera gigantesca de George Lawrence
Em 1900, George Lawrence construiu a maior câmera do mundo para tirar uma foto de um trem e capturar todos os vagões em uma única foto – uma panorâmica inovadora para a época. George Lawrence fez seu nome com acrobacias como essa e também deu passos na inovação da fotografia aérea que incluiu tirar fotos de balões de ar quente e com pipas com câmera. Outra de suas famosas imagens panorâmicas mostrava as consequências do terremoto de 1906 com as ruínas de São Francisco.
4. Light L16
A Light L16 era uma câmera de design peculiar que usava 16 módulos de câmera para capturar vários snaps de alta resolução em diferentes distâncias focais, tudo de uma vez. A ideia aqui era criar uma câmera que funcionasse como um bom meio termo entre uma grande DSLR para qualidade e uma câmera compacta para portabilidade.
As imagens capturadas foram fundidas em uma foto de 52 megapixels que poderia ter seu foco editado posteriormente e oferecer “desempenho excepcional com pouca luz”. Esta certamente parece que foi inspirada em uma mosca e se destaca em nossa lista de câmeras incomuns.
5. Konishoruko (Konica) Rokuoh-Sha Type 89 Machine Gun Japanese WWII Camera
Durante a Segunda Guerra Mundial, várias câmeras de batalha foram construídas por forças militares em todo o mundo para fins de treinamento. Uma dessas câmeras foi fabricada para a força aérea japonesa pela Konishoruko, um fabricante de câmeras que mais tarde se chamaria Konica.
Esses tipos de câmeras foram montadas em aviões no lugar de metralhadoras reais e ajudaram no teste e treinamento de pilotos, confirmando mortes e avaliando sua precisão. Quando o piloto puxou o gatilho de suas armas, foram feitas filmagens do que ele estava mirando e o filme capturado poderia ser analisado após o pouso do avião.
6. Câmera instantânea Impossible I-1
Esta câmera de aparência incomum é lançada como uma das “câmeras instantâneas mais avançadas já feitas”. Em uma era de simples fotografia de smartphone e câmeras digitais, esta câmera foi projetada para permitir que os usuários experimentem suas fotografias e dar aos entusiastas analógicos a capacidade de tirar fotos instantâneas com precisão digital.
É uma câmera de aparência incrivelmente incomum na era digital, mas certamente tem muitas peculiaridades interessantes também com conectividade Bluetooth, um aplicativo para smartphone e muito mais, permitindo exposições duplas, pinturas de luz e uma infinidade de outros recursos especiais.
7. Câmera Digital Minox DCC 14.0
Esta é uma versão miniaturizada da clássica câmera MINOX e é apresentada como um verdadeiro exemplo de engenharia alemã de primeira classe. Com mecânica de precisão e alta atenção aos detalhes, esta pequena câmera era capaz de tirar fotos de 14 megapixels com uma qualidade que desmente seu tamanho.
8. Zenit Photosniper
Outra câmera que se parece com as câmeras de batalha que apresentamos anteriormente nesta lista, a Zenit Photosniper, uma das várias câmeras com estilo de rifle que foi originalmente projetada para uso militar ou uso para fotografia de campo de batalha. Esses estilos de câmera foram usados mais notoriamente por Nikita Kruschev, que foi o líder da União Soviética de 1955 a 1964.
9. Doryu 2-16
A Doryu 2-16 é mais um exemplo de câmeras criadas em formato de revólveres e armas. Essas câmeras de pistola foram desenvolvidas na década de 1950 para forças-tarefa policiais e de vigilância, mas apenas cerca de 600 foram produzidas.
10. Petri Fotochrome
A Petri Fotochrome era uma câmera incomum com um design peculiar. Esta câmera refletia a imagem capturada no plano do filme que corria paralelo ao solo, daí o design incomum da câmera. Este projeto foi um fracasso, pois exigia o uso de filme proprietário, o que o tornava difícil e caro de usar. O resultado foi uma câmera notável que foi um fracasso completo e ainda pode ser comprada hoje em sua embalagem original porque muitas nunca foram usadas.
11. Pentax ‘Korejanai’ Kx
Esta câmera Pentax teve uma tiragem extremamente limitada com apenas 100 unidades sendo criadas e vendidas. O Pentax ‘Korejanai’ Kx foi colorido para combinar com o Korejanai Robot Model. As cores eram a única coisa que o diferenciava dos modelos padrão, com o corpo e a lente da câmera sendo idênticos às câmeras Pentax DA-L padrão.
12. Ricoh LX-22 XOBBOX
Esta câmera transparente também é conhecida como XOBBOX, não deve ser confundida com o console de jogos da Microsoft. Ele ostentava uma concha transparente que permitia aos usuários ver o funcionamento interno da câmera. Claro, a câmara de filme em si não era transparente, pois precisava de proteção contra a luz natural. Ainda uma câmera brilhantemente incomum com um design colorido e peculiar.
13. Pentax Optio NB1000
Essa câmera de aparência estranha trabalhou com nanoblocos e permitiu que os usuários criassem seus próprios designs de câmera anexando blocos à frente da câmera. Esta câmera estava disponível em uma variedade de cores e é capaz de capturar imagens de 14MP com zoom óptico de 4x e display digital de 3″. Certamente uma câmera estranha, brilhantemente projetada para as pessoas criativas por aí.
14. Panono
Esta câmera esférica inclui 36 lentes separadas envoltas em um invólucro de plástico protetor. Cada lente usa um sensor de 1/4″ que permite a captura de uma imagem de 360 graus de 108MP quando todas as fotos são combinadas. Certamente impressionante, definitivamente estranho.
15. Asanuma Acmel License-4
Esta incrível câmera de estilo retrô foi projetada para permitir a captura de quatro fotografias de passaporte ao mesmo tempo. Ela também tinha um suporte Polaroid que a tornava capaz de entregar as fotos em um tempo muito rápido.
Ajude o iPhoto Channel
Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há quase 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas, webdesigners e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.