Artigo

Imagens gráficas de animais sofrendo com poluição ilustram campanha ambiental e abre discussão

Livro de fotografia

Cada vez mais encontramos campanhas de conscientização ambiental que buscam ajudar o mundo a diminuir a poluição. De fato um assunto que requer muita atenção. A organização internacional sem fins lucrativos Sea Shepherd Conservation Society (SSCS) lançou uma campanha chocante que tem chamado atenção.

O grande objetivo da SSCS é combater a destruição da fauna marinha e proteger o ecossistema e espécies do oceano, que sofrem muito com a poluição emitida por nós humanos. A parceria com as agências publicitárias Tribal Worldwide São Paulo e DDB Guatemala trouxe cartazes em 3D de animais marinhos sofrendo com o descarte dos plásticos a campanha traz a frase “O plástico que você usa uma vez tortura os oceanos para sempre”.

Foto: Noel Guevara / Greenpeace

Claro que as imagens não foram fotografadas, mas precisamos lembrar que não é raro encontrarmos fotografias de animais e plástico no fundo do mar. Pelo contrário a imagem de um caranguejo dentro de um copo de plástico divulgada semana passada chamou atenção nas redes sociais. O que nos faz pensar que a fotografia pode agir de uma maneira talvez mais eficiente do que utilizando a computação gráfica. A ideia da campanha foi chocar, pois infelizmente, o ser humano acaba por reagir quando se depara com situações extremas.

O uso do plástico vem sendo discutido há anos e muitas vezes o uso impensado pode prejudicar a natureza. “Cientistas alertam que em 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes no mar”, informa Paul Watson, fundador e presidente da Sea Shepherd. No site da ONG você encontra dicas de como reduzir o uso do plástico.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário