Artigo

A mulher e a fotografia na sociedade atual, por Danny Bittencourt

A fotógrafa Danny Bittencourt
congresso de fotografia

Neste mês de março, o iPhoto Channel contará com a participação de grandes fotógrafas brasileiras, trazendo a visão de cada uma sobre a mulher no mundo da fotografia. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 08/03, trazemos à pauta o papel da mulher hoje na fotografia e as influências disso na sociedade.

O primeiro artigo é assinado pela fotógrafa gaúcha Danny Bittencourt, que dirige a Escola de Fotografia Artística e é autora do livro Fotografia Fine Art. Confira:

“Como educadora, noto dois movimentos importantes sobre a figura feminina no âmbito da fotografia. O primeiro está relacionado diretamente com a presença feminina em sala de aula. A totalidade dos cursos que ministro são frequentados pela maioria de mulheres, que buscam sua capacitação e qualificação profissional. Isso reflete diretamente no mercado da fotografia que ganha cada vez mais fotógrafas profissionais competentes, que ocupam todas as áreas que a fotografia oferece, e não somente aquelas relacionadas com a maternidade.

Foto: Danny Bittencourt
Foto: Danny Bittencourt

 

Essa é uma movimentação importante, pois assim como a sociedade diferencia certos cargos estereotipados por gênero, na fotografia isso também acontece. Áreas como a fotografia newborn ou fotografia de família tem uma aceitação muito maior da figura feminina. Isso acontece principalmente pelo estereótipo feminino ser relacionado com a maternidade, a família, a delicadeza. Me faz muito feliz encontrar uma quantidade enorme de mulheres fortes que ocupam a área da fotografia que desejam, seja ela qual for, desde fotografia pericial até fotografia esportiva.   Hoje temos grandes fotojornalistas que nos representam brilhantemente; em Porto Alegre temos Adriana Franciosi, Gabriela Di Bella, Camila Domingues entre outras. Temos nas artes também fotógrafas que criticam, que cutucam, que se expressam como Carine Wallauer, Adi Korndörfer.

Foto: Danny Bittencourt
Foto: Danny Bittencourt

Outra questão importante é a representação feminina nos trabalhos dos alunos e fotógrafos. Praticamente todos eles discutem essa questão de alguma maneira. Como por exemplo, a objetificação do corpo feminino ou a falta de voz da mulher na nossa sociedade. Claro que isso é um reflexo do momento cultural e social que vivemos, onde o empoderamento da mulher se torna um assunto em pauta. Os alunos, no entanto, se sentem motivados a discutir o assunto, pois sentem que ainda há muito o que dizer, refletir, questionar, desconstruir e principalmente desnaturalizar.

Eu os incentivo, pois acredito que a fotografia é um espaço de expressão muito poderoso, que pode promover mudanças, propor outros pontos de vista, e assim, nos ajudar a evoluir como seres humanos.”

Foto: Danny Bittencourt
Foto: Danny Bittencourt

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!