Aprenda a digitalizar seus negativos: um “SAVE” em sua história
Se você tem mais de 30 é bem provável que parte da sua história de infância esteja guardada em caixas de sapatos! Se sua mãe não é daquelas que na hora da faxina joga tudo fora, pode ser que você tenha uma dessas caixinhas cheias de negativos: aquelas tirinhas plásticas com mini fotografias e de cores estranhas. Aqueles filmes eram o backup analógico, pois caso você tenha perdido as fotografias ampliadas em papel, era possível fazer inúmeras cópias a partir dessa matriz.
O que é mais engraçado é que na maioria das famílias o devido valor e cuidado era dado somente às fotografia e não para os negativos. O fato é que tanto o negativo, papel fotográfico ou mídia digital sofrem danos com o passar dos anos, portanto sempre devemos manter o registro de nossa história em várias mídias diferentes. Então não perca tempo e digitalize seus negativos – mesmo porque é sempre bacana postar ou compartilhar essas imagens nostálgicas nas redes sociais.
Existem várias maneiras de se digitalizar um negativo e as lojas de fotografia (geralmente as mais antigas) fazem isso em scanners profissionais. É uma boa pedida para quem tem poucas matrizes a serem escaneadas, pois não sai muito barato (em média R$30,00 um filme de 36 poses)! Existe também no mercado scanners de mesa que fazem esse processo, contudo também não é barato. Um scanner que apresenta boa resolução e qualidade custa mais de R$1.500,00.
Agora se você é meio professor pardal pode montar seu próprio digitalizador de negativos a partir de um monte de materiais reciclável, fita adesiva e uma câmera fotográfica digital! Bolei uma gambiarra onde consegui tirar máxima qualidade dos negativos podendo fazer o trabalho de edição e ainda otimizar o fluxo de trabalho. Confira no vídeo como faço para transformar imagens analógicas em digitais usando uma DSLR e tubo de papelão:
https://www.youtube.com/watch?v=C4uupHoZp_I
Muito legal,parabéns pelo trabalho!
E esse novo Gadget, o que vocês acham dele ????
disponivel no ML por 529
Muito show, tudo é novidade aprender e utilizar nao ocupa lugar.
Interessante o trabalho e dedicação. Sempre digo:
A fotografia é a arte de representar em uma folha de papel , um momento que jamais será esquecido.
Messias Barbosa