Recentemente, a Apple anunciou o iOS 11, atualização do seu sistema operacional móvel que deve chegar em Outono deste ano. Uma das novidades que interessa aos fotógrafos é a substituição dos formatos JPEG e H.264 por uma nova tecnologia de compressão mais eficiente. A empresa estima que a adoção do codec HEVC (H.265) para imagens e vídeos e o formato de arquivo HEIF para imagens irá economizar até 50% nas necessidades de armazenamento.
O novo codec HEVC– High Efficiency Video Coding existe desde 2015 e já é usado pela Apple para economizar largura de banda nas chamadas FaceTime. Ele também foi usado por algum tempo pela Netflix, mas apenas para dispositivos não móveis. O HEIF – High Efficiency Image Format, criado pelo grupo MPEG, é o formato de arquivo que as imagens codificadas HEVC usam. Essas imagens usarão a extensão de arquivo heic. Veja um comparativo:
As fotos acima são de Greg Barbosa, do site 9to5Mac, que testou a versão beta do iOS 11 e contou um pouco sobre os novos formatos de arquivo:
“Saí pela noite e fiz uma foto e um vídeo do horizonte da cidade de Nova York. A imagem gerada em JPG pesava 2 MB, enquanto a imagem HEIC ficou em 1,2 MB. Da mesma forma, o vídeo codificado H.264 ficou em 61,2 MB, enquanto o vídeo H.265 (HEVC) era de 33 MB.”
O resultado final será uma enorme economia no espaço em disco, além de maior velocidade na hora de compartilhar imagens e vídeos com a família, amigos e redes sociais.
O iOS 11 beta está atualmente disponível apenas para desenvolvedores, mas deve chegar ao público no fim deste mês através do Apple Beta Software Program.
Fonte: PetaPixel