Aplicativos

Como enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp? Brasil será o primeiro país a usar o novo recurso de pagamentos do aplicativo

Novo recurso do WhatsApp permite enviar e receber dinheiro dentro do aplicativo

O WhatsApp anunciou ontem, segunda-feira (15), que o Brasil será o primeiro país a usar um novo recurso do aplicativo que vai permitir o envio e recebimento dinheiro usando cartões cadastrados. A nova função será liberada já nas próximas semanas e será necessário apenas cadastrar um cartão com a função débito para fazer as transferências. Para quem tem contas no WhatsApp Business poderá também receber os pagamentos pela venda de produtos e serviços. Os pagamentos acontecerão através de uma função chamada Facebook Pay, e no futuro, provavelmente, Instagram e Facebook também devem começar o novo recurso.

Como vai funcionar?

Para que usuários possam enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp será preciso cadastrar um cartão na função Facebook Pay. Segundo o WhatsApp, o uso da senha (ou reconhecimento biométrico do celular) será necessário toda vez que o usuário for enviar dinheiro. Inicialmente será possível usar cartões de débito, ou que têm função de débito e de crédito, Visa e Mastercard dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil. A transferência vai ser intermediada pela Cielo e não serão cobradas taxas dos usuários. O WhatsApp informou que está disponível para receber outros parceiros no futuro para ampliar a cobertura de outros bancos e operadoras.

As transações só podem ser feitas em real e dentro do Brasil. Há um limite de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil por mês. Será possível fazer até 20 transações por dia.

Para as contas do WhatsApp Business será necessário ter uma conta Cielo para receber e enviar pagamentos ilimitados, tanto de crédito quanto de débito. Os comerciantes, diferentemente dos usuários com a conta normal, pagam uma taxa fixa de 3,99% por transação.