Aplicativos

Aplicativo criou um guia com as 400 Melhores poses para fotos

Se alguma vez você ficar sem ideias, faltar inspiração ou simplesmente precisar de alguma orientação ao fotografar pessoas, você pode usar o aplicativo Posing como um “guia instantâneo”. Muitos fotógrafos profissionais usam essa técnica para a preparação e durante a sessão de fotos.

Criado e adaptado para funcionar de maneira prática em dispositivos portáteis, todas as poses incluídas no Posing são acompanhadas de descrições fáceis de entender e ilustrações expressivas desenhadas à mão. Ao contrário da utilização de fotos reais como exemplos, as ilustrações são apenas contornos do corpo, por isso são muito simples para que as modelos com as quais você está trabalhando possam entendê-las e recriá-las.

As ilustrações não irão restringir sua criatividade em hipótese alguma, pois a modelo poderá utilizá-las para encontrar diferentes variantes sozinha. As poses iniciais oferecem uma base de conhecimentos inigualável, com orientações e sugestões para você começar a trabalhar.

O aplicativo conta com uma ampla gama de categorias: Crianças, Casais, Retratos, Mulheres, Homens, Grupos e Casamentos. Um total de 400 poses estão incluídas, para oferecer-lhe uma ampla escolha para qualquer cenário que você precisar fotografar. Enquanto você estiver visualizando a lista de poses, use o recurso “Adicionar a Favoritas” para ter acesso rápido as principais poses durante uma sessão de fotos.

Além disso, o aplicativo inclui uma enorme coleção de dicas e truques que servem como referência sobre as melhores formas para fotografar pessoas. Os tópicos incluem: “Noções básicas para fotografar pessoas”, “expressões faciais”, “Posicionamento correto da cabeça, dos membros superiores e inferiores”, “Como valorizar as diferentes partes do corpo”, “Composição e Orientação sobre Equipamentos para Fotógrafos”.

“Todas as Poses incluídas no Posing são acompanhadas de descrições fáceis de entender e ilustrações expressivas desenhadas à mão. Ao contrário da utilização de fotos reais como exemplos, as ilustrações são apenas contornos do corpo, por isso são muito simples para que as modelos com as quais você está trabalhando possam entendê-las e recriá-las”, disse Kaspars no site oficial do aplicativo. O aplicativo Posing app está disponível para download por R$ 7,74 (valor de hoje) para iOS e Android.

Porém, fizemos abaixo uma seleção da primeira parte da série que Kaspars escreveu com 21 poses fundamentais. Lembre-se de que cada exemplo é apenas um ponto de partida: as variações de poses podem ser infinitas, basta ser criativo e ajustar a pose quando necessário. Vamos lá?

poses_para_fotografar_mulheres

1. Pose de retrato muito simples para começar. Faça a modelo olhar por cima do seu ombro. Perceba como o retrato fica incomum e interessante se você fotografar de um ângulo diferente.

iPhoto_Channel_Guia_de_Poses_1

2.  Nos retratos, as mãos normalmente não são visíveis ou, pelo menos, não são dominantes. Entretanto, você pode ser criativo e pedir para a modelo brincar com as mãos em volta da cabeça ou rosto, tentando posições diferentes (como na foto mostrada ao lado). Lembre-se de não mostrar a palma das mãos, apenas os lados devem ser mostrados.

poses_para_fotografar_mulheres_2

3. Você já deve conhecer as regras básicas de composição, certo? Usar as diagonais pode resultar em efeitos agradáveis, por isso não tenha medo de inclinar a câmera para conseguir perspectivas interessantes e diferentes.

poses_para_fotografar_mulheres_3

4. Uma pose muito agradável e jeitosa. Os joelhos devem estar se tocando. Clique um pouco de cima.

iPhoto_Channel_Guia_de_Poses_2

5. A modelo deitada no chão pode resultar em uma pose bastante convidativa. Abaixe-se e tire a foto quase do nível do chão. A foto ao lado mostra uma versão posicionando a modelo em uma cadeira.

poses_para_fotografar_mulheres_5

6. Esta é outra opção de pose com a modelo deitada no chão. As mãos também podem variar bastante, descansando no chão, com apenas uma em evidência etc. Funciona muito bem ao ar livre, na grama ou em um campo com flores, por exemplo.

poses_para_fotografar_mulheres_6
poses-perfeitas

7. Uma pose básica e fácil e que dá um efeito deslumbrante. Abaixe-se e fotografe quase do nível do solo. Em seguida, tente mover-se em volta da modelo para ter outros cliques. Você também pode pedir para a sua modelo mudar a posição da cabeça e das mãos.

poses_para_fotografar_mulheres_7


8.
 Outra pose fácil e linda para todos os tipos de corpo. Tente posicionar as pernas e os braços de formas diferentes e lembre-se de focar nos olhos da modelo!

iPhoto_Channel_Guia_de_Poses_3

9. Uma pose adorável que funciona bem em diferentes superfícies: a modelo poderia estar em uma cama, no chão, na grama ou na areia da praia. Fotografe de um ângulo muito baixo e concentre-se nos olhos. Veja como o mesmo princípio se aplica à imagem ao lado.

poses_para_fotografar_mulheres_9

10. Essa é uma pose bonita e fácil para a modelo fazer sentada no chão.

poses_para_fotografar_mulheres_10

11. Esta é outra postura simples e amigável para a modelo fazer sentada no chão. Tente diferentes direções e ângulos.

poses_para_fotografar_mulheres_11

12. Mais uma sentada no chão. Uma ótima pose para mostrar a beleza do corpo da modelo. Funciona muito bem como silhueta se estiver sendo fotografada contra um fundo claro.

poses_para_fotografar_mulheres_12

13. Uma pose simples e casual com muitas variações possíveis. Peça para a modelo torcer seu corpo, posicionar as mãos de formas diferentes e mexer a cabeça.

poses_para_fotografar_mulheres_13

14. Outra pose muito simples e elegante. A modelo está ligeiramente virada para o lado, com as mãos nos bolsos de trás.

poses_para_fotografar_mulheres_14

15. Inclinar-se um pouco para a frente pode resultar em um gesto bastante atraente. É uma jeito sutil de enfatizar as formas superiores do corpo.

poses_para_fotografar_mulheres_15

16. Uma pose sensual que funciona com todos os tipos de corpos. Manter as mãos sobre a cabeça enfatiza as curvas.

iPhoto_Channel_Guia_de_Poses_4

17. São infinitas as variações possíveis para este tipo de pose (como na imagem ao lado). Esta postura é apenas o ponto de partida: peça para a modelo mudar a posição da mão, da cabeça, das pernas, olhar para diferentes direções etc.

poses_para_fotografar_mulheres_17

18. Uma pose relaxada com a modelo em pé apoiando as costas contra a parede. Lembre-se que a modelo pode usar a parede não só para apoiar as costas, mas para colocar as mãos ou descansar uma perna.

poses_para_fotografar_mulheres_18

19. As poses de altura total são muito exigentes e só funcionam bem em corpos magros a atléticos. As diretrizes são simples: o corpo deve ser arqueado em forma de S, as mãos relaxadas e o peso deve se encontrar apoiado em apenas uma perna.

poses_para_fotografar_mulheres_19

20. Uma pose refinada para modelos magras a esportivas com infinitas variações possíveis. A fim de encontrar a melhor postura, peça para a modelo mover as mãos lentamente e torcer corpo de diversos jeitos.

poses_para_fotografar_mulheres_20

21. Uma pose romântica e delicada. Qualquer tipo de tecido (até mesmo uma cortina) pode ser utilizado. As costas não precisam estar totalmente nuas. Às vezes, apenas um ombro à mostra pode funcionar muito bem.

Fonte: DigitalPhotography School.