Aplicativos

Aplicativo com filtros retrô deixa fotos e selfies como se fossem feitas em 1899

Inspirado em daguerreótipos, tipos de estanho e outros processos fotográficos de mais de cem anos atrás, o aplicativo TinType reproduz fielmente essas imagens incríveis com uma precisão impressionante. A Hipstamatic, empresa que popularizou os filtros retrô para fotos digitais, é a desenvolvedora desse poderoso app para fotografia com smartphone. O TinType permite tirar retratos no estilo das antigas ferrotipias, um processo de fotografia do século XIX em que as fotos são gravadas em folhas finas de metal revestidas com uma camada fotossensível.

“Um TinType autêntico tem profundidade de campo extremamente rasa e um plano muito específico de foco nos olhos”, escreve o fundador da Hipstamatic, Ryan Dorshorst. “Desde que a Apple introduziu câmeras que suportavam a captura de profundidade, pensava em como poderíamos utilizar a tecnologia no Hipstamatic para aperfeiçoar ainda mais nossas simulações analógicas.”

Depois que o iPhone foi lançado com uma câmera TrueDepth e o Portrait Mode para selfies, a empresa percebeu que havia um novo potencial para autorretratos. “Como grande parte da mágica do TinType vem de profundidade de campo extremamente rasa, ter uma nova tecnologia que nos permite acessar os dados de profundidade em uma imagem parecia um ajuste perfeito para algumas experiências”, diz Dorshorst.

Com retratos capturados com o aplicativo TinType v2.0, os olhos e a face inteira estão em foco, enquanto o nariz, a aba do chapéu e o fundo estão totalmente borrados e fora de foco. Essas melhorias sutis fizeram uma grande diferença na aparência autêntica dos resultados. O TinType está disponível para download na AppStore por US$ 0,99. Por enquanto, o app está disponível apenas para o sistema IOS. Veja abaixo algumas fotos de amostra capturadas no aplicativo:

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Natural de Belo Horizonte, formado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais com habilitação em Fotografia. Desde 2009 atua profissionalmente como fotógrafo e programador visual. Em 2010 criou o site Resumo Fotográfico. É ex-colaborador da Revista FVC (2011-2012). Foi Professor de Fotografia no Centro de Extensão da Escola Guignard (2013-2016).

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário