Fotografia com Celular

Aplicativos podem estar espionando você e iPhone coloca recurso para alertar usuários

Somos vigiados pela câmera do celular? Parece que sim. Se você já atualizou seu iPhone para iOS 14, deve ter notado um pequeno ponto verde na parte superior da tela ao usar determinados aplicativos. É um novo recurso de segurança que a Apple criou para ajudá-lo a ter tranquilidade sobre a privacidade da sua câmera. Quando você vê o pequeno ponto verde, significa que há um aplicativo que está usando ativamente a câmera do seu iPhone. Se você vir um ponto laranja, significa que um aplicativo está usando seu microfone.

Há algum tempo as pessoas desconfiam que aplicativos usam ilegalmente o áudio de celulares e smartphones para sugerir produtos e serviços. E agora o dispositivo de segurança da Apple ajuda a identificar quando isso está acontecendo. “Um indicador aparece na parte superior da tela sempre que um aplicativo está usando seu microfone ou câmera”, diz a Apple. “E no Control Center, você pode ver se um aplicativo os usou recentemente.” O que isso significa é que, se você vir um ponto verde, mas não estiver ciente de que nenhum aplicativo precisa da sua câmera, pode haver um aplicativo acessando a câmera secretamente para espionar você. Deslizar para baixo para abrir o centro de controle mostrará exatamente qual aplicativo foi responsável pelo uso da câmera.

Se você encontrar um aplicativo abusando de sua câmera, pode revogar suas permissões em seu aplicativo Configurações para garantir que isso não aconteça novamente (supondo que você não deseja excluir o aplicativo totalmente). Essa mudança é parte de um esforço da Apple para dar aos usuários mais confiança sobre sua privacidade por meio da transparência. Os MacBooks há muito têm uma luz verde ao lado da webcam que liga com a câmera, e agora os iPhones têm uma versão digital do mesmo indicador.

Em julho deste ano, descobriu-se que o Instagram ativava o indicador de “câmera ligada” do iPhone, mesmo quando os usuários não estavam tirando fotos. Esta semana, um usuário do Instagram baseado em Nova Jersey entrou com um processo contra o Facebook em um tribunal federal de San Francisco, acusando o Instagram de usar intencionalmente e secretamente a câmera para coletar “dados lucrativos e valiosos sobre seus usuários aos quais de outra forma não teria acesso.”

A reclamação diz que, ao “obter dados pessoais extremamente privados e íntimos de seus usuários, inclusive na privacidade de suas próprias casas”, o Instagram e o Facebook coletam “insights valiosos e pesquisas de mercado”. O Facebook afirmou que a notificação de “câmera ligada” era simplesmente um bug de software que acionava uma notificação falsa quando a câmera não estava realmente sendo acessada ou usada. O novo ponto de notificação da câmera iOS 14 da Apple deve ajudar a diminuir os temores dos usuários do iPhone quanto a esse tipo de problema de privacidade.

Via: Petapixel