Tendência

Aplicativos de edição de fotos põe sua segurança e privacidade em risco

Seja para colocar um filtro numa foto para as redes sociais, adicionar uma legenda, ou embelezar o rosto, os brasileiros utilizam aplicativos de edição de fotos constantemente. Mas sabia que as célebres apps de edição de fotos podem ser extremamente problemáticas? Se recorre ou já recorreu a um destes aplicativos, a sua segurança e privacidade podem ter sido postas em risco.

Os aplicativos de edição de fotos são perigosos?

Aplicativos de edição de fotos põe sua segurança e privacidade em risco

Aplicativos de edição de fotos são naturalmente perigosos porque precisam pedir várias permissões a seus usuários. Podem, por exemplo, exigir acesso à sua câmara ou galeria de fotos, o que implica sérios riscos de privacidade. Contudo, os verdadeiros problemas de segurança e privacidade só começam quando você descarrega malware disfarçado de um aplicativo de edição de fotos.

Um grupo de investigadores independentes identificou mais de uma dezena de casos em que aplicativos de edição de fotos abusaram dos dados de seus usuários e partilharam anúncios com ligações a sites de scams, phishing, ou malware. O pior é que não se tratavam de aplicativos de edição pouco conhecidos, mas sim de algumas das opções mais populares do mercado.

A app para celular BeautyPlus, por exemplo, foi descarregada mais de 100 milhões de vezes antes de ter sido identificada como uma plataforma de disseminação de adware e spyware pelo governo indiano. Entre outros crimes graves, o relatório oficial concluiu que a BeautyPlus acessava a câmara de seus usuários sem pedir permissão.

Os riscos de cibersegurança associados a aplicativos de edição de fotos com poucas descargas são ainda maiores, já que existe menos conhecimento sobre o seu funcionamento e política de dados. Mas será que deixar de utilizar aplicativos de edição de fotos é a única solução? Ou tem outro jeito?

Como usar aplicativos de edição de fotos em segurança?

Escolher apps de marcas certificadas é um dos melhores métodos para aumentar a sua segurança em aplicativos de edição de fotos. Antes de descarregar qualquer aplicativo, informe-se sobre a companhia que o produziu para perceber se esta é ou não confiável. Quanto mais reconhecível for a companhia (Google, Facebook, etc.), menores serão suas chances de descarregar malware ou spyware.

Como quase todos os aplicativos de edição de fotos precisam de permissão para acessar a galeria de seu celular, mantenha fotos sensíveis noutras pastas ou armazene-as num disco externo.

Em alternativa, pode descarregar software de edição de fotos para o seu computador (Photoshop, por exemplo) para editar as suas fotos em segurança antes de as colocar na web. Não se esqueça ainda de seguir as principais regras de cibersegurança! Os aplicativos de edição de fotos são especialmente perigosos, mas a Internet está repleta de scams e malware. Qualquer brasileiro que navega na web diariamente deve, no mínimo: 

  • Descarregar um antivírus
  • Instalar uma VPN
  • Manter todo seu software atualizado.

Como editar fotos em segurança no celular?

Utilizar editores de fotos offline em seu computador é uma das melhores maneiras de escapar aos perigos dos aplicativos de edição de fotos. O único problema? As fotografias editadas só podem ser acessadas no computador… A solução? A Rede Mesh da NordVPN, também conhecida como Meshnet.

O que é Rede Mesh? Rede Mesh é um método de acessamento seguro de dispositivos conectados que funciona em todo o mundo. Com a Meshnet, você pode utilizar o seu celular para acessar documentos em seu computador a partir de qualquer lugar. Ou seja: pode ir ao computador de casa por via de um dispositivo portátil, mesmo que esteja fora do Brasil.

Para além da possibilidade de acesso remoto, a Rede Mesh tem vantagens adicionais como o compartilhamento seguro de arquivos (perfeito para transferir fotos do Photoshop para o celular). 

Por autorizar a conexão de até 60 dispositivos, a Rede Mesh também é extremamente útil para jogar online e projetos em equipe. Está disponível para todos os sistemas operacionais, incluindo Linux, e pode ser descarregada gratuitamente.

Artigos relacionados