Muitas pessoas se perguntam se haveria uma forma de conversar com o ChatGPT por áudio sem a necessidade de digitar textos e prompts. Afinal, seria muito mais fácil e prático. Foi pensando nesse sentido, que a D-ID lançou uma versão beta de um novo aplicativo web que possibilita aos usuários conversar cara a cara com uma inteligência artificial (IA) “fotorrealística”, que possui um rosto humano.
O aplicativo IA chamado “chat.D-ID” possui um avatar com aparência humana e voz sintética e permite conversas totalmente alimentada pelo ChatGPT. Porém, infelizmente, o sistema ainda só funciona em inglês, mas em breve será lançado para outros idiomas e também permitirá que a foto de qualquer pessoa seja carregada como o rosto de um humano digital no aplicativo. No entanto, não será permitido usar fotos de celebridades ou figuras públicas.
Alice, o avatar que permite conversar com o ChatGPT
Quando um usuário abre o aplicativo web do chat.D-ID, eles são recebidos por um avatar chamado “Alice”. Eles podem escolher entre digitar sua pergunta ou falar sua consulta clicando no ícone do microfone no aplicativo. Segundo a D-ID, os usuários podem perguntar a Alice quase qualquer coisa que desejarem. Veja o vídeo de divulgação abaixo:
“O aplicativo facilita o uso do poder da IA e a conversa com o ChatGPT,” diz o CEO da D-ID, Gil Perry
“Estamos programados para comunicar com rostos, entendemos melhor a situação quando o fazemos. Nos sentimos mais confortáveis e conseguimos compreender informações complexas melhor quando estamos em um ambiente que parece real. O vídeo é mais eficaz do que o texto, então o aplicativo aumenta o poder dos grandes modelos de linguagem ao adicionar um rosto.” – afirma Gil Perry, CEO da D-ID.
Call Annie: aplicativo dá vida ao ChatGPT com conversas semelhantes às humanas
Mas não é só a D-ID que está de olho em criar um rosto humano para o ChatGPT. Como publicamos recentemente aqui no iPhoto Channel, um outro aplicativo também faz exatamente isso! “Call Annie” usa os recursos de conversação do ChatGPT para gerar respostas, mas com uma grande diferença – você não apenas recebe a resposta em texto, mas também a conversa acontece com um avatar chamado Annie que se comunica de forma muito semelhante aos humanos.
Desenvolvido por uma empresa chamada Animato, os usuários do Call Annie podem falar com ela sobre o que quiserem por telefone ou videochamada. Atualmente, o aplicativo está disponível apenas no iOS 16 e as videochamadas exigem que os usuários tenham um iPhone 12 acima.
A conversa com Annie parece ser com um humano, excluindo os pequenos soluços em termos de entrega e a pronúncia estranha. Embora um usuário possa esperar as mesmas respostas que obteria no ChatGPT da OpenAI, Call Annie adiciona uma experiência mais realista e próxima.