Aplicativo facilita o escaneamento de filmes negativos para smartphones

Fotografar , revelar e imprimir: esses eram os passos principais na era analógica. Mas hoje em dia mais um passo foi adicionado: digitalizar. Alguns laboratórios já entregam as fotos digitalizadas quando você revela seu filme, mas nem todos fazem isso. E a maioria cobra a mais por esse serviço. Alias, existem formas de digitalizar filme com sua própria câmera digital. Mas já estava na hora desse processo ser facilitado.

Um novo aplicativo promete transformar essa etapa em algo muito simples, o FilmLab. Depois de instalar o app, basta colocar o negativo ou os slides sobre uma mesa de luz (que pode ser uma tela com fundo branco qualquer, como um monitor, tablet ou outro celular) e digitalizar. O aplicativo identifica automaticamente as imagens e converte negativos em positivos, corrigindo distorções e cores.

FilmLab Kickstarter commercial

Para alguns smartphones, o FilmLab inclusive pode gerar a foto em RAW. Agora o app passa por um financiamento coletivo no Kickstarter. A partir de US$ 18 você terá acesso exclusivo para Android e iOS na data do lançamento, prevista para julho de 2017. Veja algumas imagens já digitalizadas pelo app FilmLab:

iphoto-aplicativo-transforma-filme-negativo-analogico-em-digital (2)

iphoto-aplicativo-transforma-filme-negativo-analogico-em-digital (1)

iphoto-aplicativo-transforma-filme-negativo-analogico-em-digital (8)

iphoto-aplicativo-transforma-filme-negativo-analogico-em-digital (7)

iphoto-aplicativo-transforma-filme-negativo-analogico-em-digital (6)

iphoto-aplicativo-transforma-filme-negativo-analogico-em-digital (5)

iphoto-aplicativo-transforma-filme-negativo-analogico-em-digital (4)

Leia também: Descubra como era o “photoshop” da fotografia analógica

Sair da versão mobile