Na semana passada, um aplicativo ganhou uma visibilidade gigantesca: o Remini AI. Inicialmente, as redes sociais foram inundadas com postagens de como mulheres ficariam se estivessem grávidas e como seria a aparência de seus futuros filhos. Porém, o Remini AI vai muito além disso e pode criar retratos corporativos com uma facilidade e qualidade impressionante.
Em um vídeo postado no TikTok, que acumulou mais de 47 milhões de visualizações nos últimos sete dias, a criadora de conteúdo @Gracesplace mostrou como usou o Remini para transformar uma simples selfie em seu carro em uma série de retratos corporativos para seu perfil no Linkedin. Veja o vídeo e o resultado das fotos abaixo:
E para criar os retratos corporativos no Remini é um processo super simples e rápido. Basta enviar de oito a 12 fotos do seu rosto em diferentes ângulos e selecionar seu gênero. Em seguida, selecione uma “imagem de modelo” que imita o estilo e composição desejada, sendo que há quatro categorias: “casual”, “tendência”, “viagem” e “currículo”. A categoria “currículo” apresenta modelos para o ambiente de negócios e gera retratos corporativos. Depois disso, em segundos o aplicativo IA cria as fotos. Veja abaixo um vídeo de como fazer retratos corporativos com IA:
“Por que pagar por retratos corporativos se a IA faz de graça?”
O uso do Remini para criar retratos corporativos com IA está sendo feito, principalmente, pela geração Z (pessoas nascidas a partir de 1995 até 2010), que concluíram, inclusive, que a partir de agora não precisam mais pagar por um fotógrafo: “por que pagar por retratos corporativos se a IA faz de graça?”, disse um dos usuários do aplicativo. Outro emendou: “De verdade, eles [fotógrafos] cobram muito caro por apenas cinco fotos”.
Porém, como tudo na internet, existe uma adoção em massa de ferramentas que simplificam os processos. Mas como todos nós sabemos, se você quiser um retrato corporativo profissional precisa de um fotógrafo especializado, que entende sobre iluminação, composição e, principalmente, a melhor maneira de expressar sua autoridade num determinado assunto (entender os arquétipos, por exemplo) e isso vai muito além de criar uma simples imagem. “A IA não pode replicar a verdadeira arte de um fotógrafo talentoso”, alertou outro usuário.
Embora a maioria das pessoas tenham ficado impressionados com os retratos gerados pelo Remini, alguns relataram que os retratos apresentavam defeitos característicos de IAs, como mãos com muitos ou poucos dedos. Ou seja, a criação de retratos corporativos por IA é uma alternativa e solução rápida, principalmente, para quem não tem dinheiro, no momento, para contratar um fotógrafo profissional.