Anunciados os vencedores do concurso fotográfico Sony World Photography Awards 2016
O fotógrafo iraniano Asghar Khamseh é o grande vencedor do Sony World Photography Awards 2016. Ele ganhou o mais cobiçãodo prêmio, o L’Iris d’Or Fotógrafo do Ano, recebendo uma quantia de US$ 25 mil. Seu trabalho é uma série de retratos que mostram mulheres vítimas de ataques com ácido chamado “Fire of Hatred”.
“Retratos da desfiguração decorrentes da violência social são, sem dúvida, um assunto contundente, e um assunto com o qual a longa tradição da fotografia documental não se intimida. O poder de Asghar Khamseh impõe na série ‘Fire of Hatred’ é tal que ele permite que o telespectador encare de frente imagens íntimas, que poderiam ser testes para examinarmos de perto, com empatia e respeito, permitindo que o espectador se torne uma testemunha e não apenas um espectador”, disse Dominique Green, membro do júri do Sony Awards.
Outro vencedor foi Kei Nomiyama, que recebeu o prêmio de US$ 5 mil como Fotógrafo do Ano na categoria Open. Confira todos os vencedores aqui. O Sony World Photography Awards é atualmente o maior concurso de fotografia do mundo e teve um recorde de 230.103 inscriões nesta que é a sua 9ª edição. Os trabalhos vencedores ganharão uma exposição na Somerset House, em Londres, de 22 abril à 8 maio.