“Antirretratos” de Calé em exposição no Rio

Está em exibição no espaço cultural Ateliê da Imagem, no Rio de Janeiro, a exposição Buscadores, do fotógrafo de publicidade e moda Calé. Vencedora do 3º Prêmio Iberoamericanos em 2011, a série apresenta quatorze imagens impressas em grandes formatos, através das quais o autor propõe uma análise sobre o modo como as pessoas vivem, se conformam e se adaptam às grandes cidades. Para isso, ele recorreu a um tipo de fotografia que poderia ser classificado como “antirretrato”: imagens em que o retratado está completamente fora de foco. O que aparece nítido é apenas o fundo.

“Ao crescermos, nos distanciamos da nossa essência, à medida que nossa espontaneidade é reprimida”, acredita Calé, que é paulistano mas vive no Rio de Janeiro. Esse seu trabalho, antes de chegar ao Ateliê, foi visto na Dinamarca, Rússia, Argentina e Bolívia, além de compor mostras coletivas nos Estados Unidos e na Irlanda.

A curadoria é das pesquisadoras Angela Magalhães e Nadja Peregrino. Em texto de apresentação da mostra, as duas salientam o caráter contraditório do ensaio: “De um lado a presença do espírito cosmopolita, símbolo de mobilidade, como se o artista pudesse trazer para nós a nitidez dos lugares de passagem; de outro, a captura do informe, signos incertos, figurações precárias, como as sombras da caverna de Platão ligada às injunções do imaginário”.

Para entender melhor do que isso trata, só visitando a mostra. Buscadores fica em cartaz até 29 de junho, com entrada gratuita. O Ateliê está na Av. Pasteur, 453, Urca.

Artigos relacionados