Android 12 permitirá controlar câmera de celular apenas com expressões faciais
A primeira coisa que você está pensando ao ler esse título, provavelmente, é: “Onde esse mundo vai parar?”. Realmente é impressionante a velocidade do surgimento e evolução de novas tecnologias. Depois da revolução do toque na tela (touch-screen), agora, ao que parece, sequer será necessário encostar os dedinhos na tela para ativar comandos e recursos. O mais recente passo nessa direção está sendo dado pelo novo Android 12 (sistema operacional móvel mais utilizado do mundo), que permite controlar o telefone apenas com os movimentos de expressões faciais.
Dentro dos novos recursos de acessibilidade do Android 12 existe uma opção chamada Camera Switches, que lê suas expressões faciais através da câmera frontal do seu telefone e realiza determinadas ações sem a necessidade de tocar na tela. Apenas discretos e silenciosos movimentos dos olhos, boca e sobrancelhas são suficientes para executar e controlar várias tarefas. Veja abaixo o visual e configurações do novo recurso:
Como você já deve ter descoberto no seu celular já há algumas funções que podemos fazer sem o toque na tela, apenas por gestos ou por comando de voz. Quem nunca fechou a mão ou falou “diga xis” para fazer uma foto? Porém, agora estamos diante de outro nível de interação com inúmeras tarefas apenas com o movimento do rosto, inclusive combinando diferentes expressões.
Com o novo Android 12, vamos poder, por exemplo, atribuir tarefas quando abrimos a boca, sorrimos, levantamos as sobrancelhas ou olhamos para cima, esquerda ou direita. Mas será também possível combinar um sorriso com sobrancelhas levantadas (como se fosse atalhos no Photoshop e Lightroom) para executar outras tarefas com pode testar o site XDA Developers.
Uma grande vantagem dos comandos ativados por movimentos do rosto é que são silenciosos, ou seja, podem ser usados em ambientes públicos ou restritos sem fazer barulho, incomodar outras pessoas ou chamar muito a atenção, como acontece com comandos ativados por gestos ou por voz.
O novo recurso Camera Switches do Android vem para oferecer mais facilidades para os fotógrafos e usuários de maneira geral, mas também devemos enfatizar que é um importante recurso de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência, que por algum motivo, não podem navegar pelos controles de um telefone com o toque na tela.
O novo Android 12 ainda não está disponível para todos os usuários, mas será lançado oficialmente até o final deste ano. Inclusive, há boas chances, como revelou o XDA Developers que o novo recurso também seja incluído no Android 11.
Ajude o iPhoto Channel
Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há quase 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo deste post.
O que é o sistema operacional Android?
Android é um sistema operacional (SO) baseado no núcleo Linux, desenvolvido por um consórcio de desenvolvedores conhecido como Open Handset Alliance, sendo o principal colaborador o Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV, carros (Android Auto) e relógios inteligentes (Wear OS).
O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais, assim como um teclado virtual. Apesar de ser principalmente utilizado em dispositivos com tela sensível ao toque, também é utilizado em consoles de videogames, câmeras digitais, computadores e outros dispositivos eletrônicos.
O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo. Em 2021, a loja de aplicativos Google Play Store possui mais de 2 milhões de aplicativos disponíveis. Uma pesquisa com programadores entre abril e maio de 2013 revelou que 71% dos programadores para sistemas móveis desenvolviam para o Android.