Altair Hoppe Equipamentos de fotografia

Qual o melhor monitor para tratamento de imagem?

Uma dúvida muito comum entre fotógrafos, publicitários, designers e profissionais de imagem é: qual tipo de monitor é o mais indicado para o tratamento de fotos? “Qual é a melhor marca?”, “Qual o tamanho da tela que preciso” são algumas das dúvidas que recebo diariamente por e-mail, Facebook e Instagram.

monitor-altair-hoppe-tratamento-fotos

Mas a primeira coisa que gostaria de deixar claro é que minha sugestão aqui trata-se de uma experiência pessoal com os equipamentos e não houve e não há nenhuma relação comercial entre minha sugestão e as marcas. Absolutamente, nenhuma. Pois é bem comum vermos artigos sugerindo equipamento X ou Y por pessoas que recebem para falar bem das marcas e modelos. Não acho isso uma postura ética, principalmente, quando não se cita que existe uma relação comercial entre as partes. Ok?

Os monitores mais “badalados” para tratamento de imagens são os da Eizo e Lacie, mas o preço deles não oferece um bom custo-benefício, principalmente para quem não tem recursos sobrando para investir. Se tiver, ótimo! Por isso, minha sugestão leva em conta a realidade econômica do mercado, preço do equipamento, qualidade e durabilidade.

Minha sugestão é o monitor Monitor Dell UltraSharp U2419H, que possui 24 polegadas, o que é um excelente tamanho de tela para edição e tratamento de imagens. Esse monitor é ideal para estúdios fotográficos, de editoração, design e animação. Suas cores são vibrantes, realistas e ele é capaz de distinguir inclusive tons de cinza muito claros. O produto também oferece regulagem de altura da tela, assim como inclinação e ajustes para as laterais. A resolução da tela é de 1920×1080 pixels. Por causa da alta do dólar, obviamente, o preço está mais caro que normal neste momento. Por isso, talvez o melhor seria aguardar o dólar baixar o preço e comprar um pouco mais ali na frente assim que essa pandemia passar e você retomar seus ensaios e faturamento financeiro com a devida folga para fazer esse investimento. Mas geralmente o preço desse monitor varia de R$ 1800 a R$ 2500 (dependendo da variação do dólar). Se conseguir comprar numa promoção seria o melhor dos mundos.

monitor-altair-hoppe

Eu comprei o meu Dell em 2012 e uso ele até hoje com resultados excelentes. Ou seja, é um investimento que possui qualidade, durabilidade e vale cada centavo. E para quem trabalha no mercado profissional, investir em um equipamento como esse é indispensável. É um investimento que reduz custos de refação e tempo de reedições, embora devo ressaltar que, mesmo como um monitor de boa qualidade, também trabalhe com um laboratório de impressão que faça a calibração do monitor para você ou que ao menos forneça orientações para ajustes de cor entre seu monitor e o equipamento de impressão, seja ele um minilab, plotter ou impressora Offset. Até a próxima!

monitor-altair-hoppe-tratamento-fotos-

Sobre o autor

Altair Hoppe

Altair Hoppe

Altair Hoppe é CEO da iPhoto Editora. Jornalista, é autor da série best-seller dos livros Adobe Photoshop Vol. 1, Vol. 2, Vol. 3, Vol. 4 e do livro Fotografia Digital Sem Mistérios. Também é autor dos DVDs Photoshop Dicas & Truques – Vol. 1 e Vol. 2. É membro da National Association of Photoshop Professional – USA, ministra palestras e seminários para universidades e cursos "in company" por todo o país. Foi consultor do quadro Detetive Virtual, do Fantástico (Rede Globo) e também participou de alguns episódios do programa Encontro com Fátima Bernardes. É diretor da iPhoto Editora.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário