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Albert Watson: lendário fotógrafo dá dicas fundamentais para conseguir sucesso na carreira

Ele é um dos fotógrafos mais reverenciados do mundo. O lendário fotógrafo Albert Watson deu uma entrevista exclusiva para o site Fstoppers e falou sobre como fazer sucesso na carreira e servem de guia, principalmente, para fotógrafos iniciantes. Albert Watson fez as fotos de mais de 100 capas da Vogue e capturou personalidades como Andy Warhol, David Bowie e Steve Jobs. 

É mais fácil se tornar um fotógrafo de moda agora, com uma pequena ressalva

Albert Watson
Foto: Albert Watson

Alguns gostam de dizer que agora há mais concorrência. No entanto, Albert acha que é o contrário. Agora, há menos concorrência pesada. Era uma filosofia diferente naquela época sobre o que era a fotografia de moda. Muitos dos fotógrafos tiveram que confiar muito em uma técnica muito boa. Agora, muitas técnicas ruins podem ser corrigidas com o Photoshop. Nem todas as técnicas ruins podem ser corrigidas, mas muitas delas podem ser ajudadas com o Photoshop. Isso também se aplica a mim, pois minhas fotos, principalmente no início, foram resgatadas com o Photoshop. 

Albert Watson
Foto: Albert Watson

Albert detalha que, ao fotografar em filme, um modelo contra um fundo branco era um trabalho tecnicamente desafiador. O branco tinha que ser perfeito, o que não é tão fácil. Se o branco era superexposto, ficava magenta; se estivesse subexposta, ficava verde sujo. Os fotógrafos se orgulhavam de algo tão simples quanto poder fazer um fundo branco limpo. 

Albert Watson
Foto: Albert Watson

Multiplique isso por vários aspectos diferentes da fotografia e por meio de avanços tecnológicos, e você verá que agora é, de fato, mais fácil ser um fotógrafo de moda. Por esse motivo, acredito fortemente que afirmar que era mais fácil naquela época é falso, com base no que alguém que começou naquela época disse. 

É mais difícil conseguir tripulação, no entanto. De acordo com Watson, o principal problema dos fotógrafos que estão começando na moda é competir com fotógrafos consagrados. Fotógrafos estabelecidos têm a capacidade de trabalhar com as melhores equipes, mas o mais importante, com os melhores editores de moda. Um bom editor de moda é uma combinação de um bom estilista e um diretor de arte. Eles estão controlando parcialmente o lado artístico da imagem e a ideia. Um editor de moda estabelecido terá uma filosofia sobre moda. O mesmo se aplica a todos os outros membros da tripulação estabelecidos. Ter acesso a tudo isso é fundamental para uma boa imagem de moda. Alguém que está tirando fotos no fim de semana pode não ter acesso a isso e se perguntar por que suas fotos de moda não são tão boas quanto as fotos de moda de outra pessoa. 

Albert Watson
Kate Moss Back II, Marrakech, 1993

Envio para revistas e tendências

Falando em revistas, agora existem muito mais underground que permitem que você seja mais criativo com suas fotos quando comparado à Vogue. Mas é preciso ser cauteloso, mesmo com eles, porque as coisas são geracionais. Se agora, as fotos do iPhone são sua coisa e as revistas estão interessadas nelas, você ainda não pode confiar nela para ser toda a sua carreira. Eventualmente, as pessoas vão se cansar disso. É muito melhor para um fotógrafo ter uma base sólida em fotografia, iluminação e muito mais. 

Às vezes, os jovens fotógrafos gostam da ideia de serem fotógrafos de moda, mas quando se trata de estudar moda, alguns não estão preparados. Um fotógrafo de moda deve conhecer seu assunto – moda. Tudo se resume a se perguntar: por que estou fazendo fotografia de moda? 

O fotógrafo contribui mais, mas muitas vezes o conteúdo pode superar os aspectos técnicos da imagem

Albert Watson
Albert Watson | Foto: Gloria Rodriguez

O fotógrafo contribuiu mais; é o selo deles na foto. No entanto, é fácil confundir o que você está vendo. Se você comparar uma foto com a criação de Iris van Herpen e outra com uma roupa da H&M, mantendo todo o resto constante, é claro que a primeira foto seria melhor. É fácil ver que o conteúdo da foto importa muito, pois o fotógrafo não mudou nada. Muitos fotógrafos focam muito no conteúdo, eles fazem questão de colocar algo de valor na frente da câmera. O público pode olhar para uma imagem e dizer como ela é ótima, enquanto o que eles realmente estão reagindo é o conteúdo. A foto em si pode ser imperfeita, mas com a adição de ótimo conteúdo, fica ainda melhor. 

Aprender a iluminar é fundamental para desenvolver seu estilo

Albert Watson percebeu cedo que era algo que ele tinha que aprender, se concentrar e focar. Não foi um prazer aprender, diz ele. Ele levou muito tempo e energia para ser capaz de iluminar as coisas. Mas passar por essa dor e agonia para aprender pagou um grande dividendo no final. Seu esforço resultou em ser muito bem pago. Ser capaz de iluminar resolve problemas difíceis e abre portas criativas. É triste que as pessoas tenham desistido da iluminação. Quando falei com Albert, ele contou uma história divertida:

Costumo trabalhar em estúdios onde existem 14 outros espaços, e me diverte ver todos filmando com o mesmo softbox. A razão pela qual eles optam pelo softbox é que a garota e o vestido parecem legais. Muita paixão pela luz foi embora. Talvez as pessoas não se importem mais com isso.

Albert afirma que, como fotógrafo, você deve saber iluminar acima de tudo. 

Paixão e obsessão o levarão ao longo do gigantesco trabalho de aprendizado leve

Foto: Albert Watson

Se você é apaixonado por fotografia, se é apaixonado por fotografia, se é obcecado por fotografia, se pratica fotografar sempre que puder, explorará todos os aspectos da iluminação. Compre uma unidade estroboscópica de segunda mão e peça a um amigo para posar para você. Passe dez dias de 12 horas trabalhando em sua iluminação com um estroboscópio. Passe fins de semana, noites, cada segundo que puder, vendo o que você pode fazer apenas com uma luz. Se você é um amador, gaste menos, mas ainda aprimore sua capacidade de iluminar.

Qualquer um que se tornou bem sucedido passou por um slog. Até Mozart passou por um; seu pai o fazia tocar piano desde os dois anos, então aos 14 anos, ele tinha uma década de experiência. Dependendo do quanto a fotografia significa para você na vida, você deve escolher o quanto está disposto a dar. 

Nicho para baixo no início, expanda para diferentes gêneros mais tarde

Embora Watson se concentrasse em celebridades e moda para ganhar dinheiro, ele ainda estava interessado em naturezas-mortas, paisagens e assim por diante. É evidente em seu portfólio que ele se deu projetos que tomariam uma direção diferente do trabalho usual. Passar seis semanas na Islândia fotografando paisagens e depois voltar à moda ajudou Albert Watson. No entanto, para começar, você precisa se concentrar em um gênero, como ele sugere. Se um fotógrafo tentar fazer demais, nunca terá sucesso. No começo, você precisa encontrar o que ama e ficar obcecado por isso. 

A inspiração está em toda parte e o acesso nunca foi tão fácil

A internet está cheia de coisas que você pode usar como inspiração, mesmo que seja copiando no começo. Se você tirar a internet, não há acesso. A Vogue italiana oferece acesso total às suas revistas dos últimos 50 anos por US$ 6 por mês. Cada edição por 50 anos — milhares de páginas de conteúdo editorial e comercial. Dê uma olhada nisso para começar. Conforme você percorre essas páginas, você pode transferir as coisas que você gosta para o seu iPhone e construir um portfólio de coisas que você acha interessantes. 

Copiar não é errado se você está começando

Foto: Albert Watson

Não há nada de errado em copiar no começo. Se você faz isso há 30 anos, não deve copiar. No início, por que não. Dito isto, mesmo que você faça o seu melhor, você não será capaz de fazer exatamente como o fotógrafo pretendia. 

Se você fosse começar de novo agora, o que você faria diferente?

Usaria mais meu tempo livre. Você vê pessoas em todos os lugares olhando para as coisas. Há coisas em todos os lugares. A concentração é realmente um problema. O que eu faria é o mesmo que já fiz. Eu passava muito tempo lendo livros de arte e entendendo pintores, tanto modernos quanto clássicos.

Design gráfico é uma coisa incomum que todos os fotógrafos devem saber

É bastante incomum ouvir isso, mas Albert acredita que uma coisa que é inestimável para qualquer fotógrafo é o design gráfico. Se você pensar sobre isso, faz sentido: na maioria das vezes, você é confrontado com um retângulo. O que você coloca nesse retângulo é o que você é como fotógrafo. Explorar a arte em todos os seus aspectos é a chave para qualquer fotógrafo de sucesso. Há inspiração infinita na arte.  

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