A violência contra fotojornalistas é um tema bastante complicado nos dias atuais. Pior ainda fica a situação quando o judiciário decide que a culpa da violência é da própria vítima. Foi o que aconteceu com o fotógrafo Sérgio Silva, que perdeu o olho esquerdo quando acertado por uma bala de borracha da PM, durante a cobertura de uma manifestação. O juiz da 10ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, Olavo Zampol Júnior, negou pedido de indenização contra o Estado, alegando que a culpa era exclusiva do fotógrafo.
Sobre o caso, Alan Marques, fotojornalista da Folha de São Paulo, teceu seu comentário durante entrevista exclusiva para o iPhoto Channel. Entre diversos assuntos, Marques conversou sobre a decisão controversa da justiça. “A indenização para o Sérgio deveria ter sido garantida, pois ele está desempenhando um papel que para sociedade é muito importante e, no final das contas, ele foi agredido por um representante do Estado”. Confira:
Alan Marques participou da 2ª edição do BC Foto Festival, ocasião na qual fez uma visita à iPhoto Editora e concedeu a entrevista exclusiva. O bate-papo completo com o fotógrafo você confere na próxima semana no iPhoto Channel.