IMS promove palestras com Li Zhensheng

Pingyao 2007 Exhibition

Grande atração do Paraty em Foco (PEF) deste ano, o septuagenário fotógrafo chinês Li Zhensheng terá, além do compromisso no festival carioca, um outro em São Paulo. Nas duas oportunidades, Li contará sobre sua experiência como fotojornalista durante a revolução cultural chinesa, a convite do Instituto Moreira Salles (IMS) e do PEF.

Em sua primeira visita ao Brasil, Li Zhensheng, que atualmente trabalha como escritor e pesquisador, fará uma palestra no Cine Livraria Cultura, no Conjunto Nacional (Av. Paulista 2073) na próxima segunda (16), às 19h30. A atividade é gratuita e a participação facultada à retirada de senhas a partir das 9 horas na Loja do IMS por Livraria Cultura, no mesmo local. Na oportunidade, o convidado irá conversar com a jornalista Dorrit Harazim, autora de uma reportagem sobre o trabalho de Li no último número da revista Zum, editada pelo IMS.

Dia 21, o fotógrafo faz sua aparição no Paraty em Foco, às 19 horas, também para falar sobre como, atuando pelo jornal Diário de Heilongjiang, ele realizou seu importante documentário da Revolução Cultural (1966-1976) de Mao Tsé-Tung, obtendo tanto fotos oficiais quanto imagens consideradas proibidas pelo regime, as quais tiveram que ser escondidas no assoalho de sua casa para evitar a censura. Mais tarde, seus milhares de negativos foram contrabandeados para a Inglaterra, revelando a face sombria da revolução maoísta.

Artigos relacionados