Festival Hercule Florence homenageia V-8

Foto: Divulgação

O festival campinense de fotografia Hercule Florence faz uma homenagem a Aristides Pedro da Silva, o V-8, fotógrafo que morreu em agosto deste ano, aos 90 anos de idade, com uma exposição no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc).

Com curadoria de Denise Gonçalves e Marli Marcondes, do Centro de Memória da Unicamp e de Iara Rolim, V-8 – O Colecionador de Memórias reúne 70 imagens das mais de 4.500 que o fotógrafo deixou.

Sua trajetória fotográfica começou em 1947. Em 1952, Aristides abriu seu estúdio, o Foto V-8, e com seu trabalho se tornou um dos mais importantes documentaristas da histórica campineira. Em 2001, seu acervo foi adquirido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e integra o Centro de Memória da instituição.

“A mostra foi batizada de V-8 – O Colecionador de Imagens justamente porque ele garimpava imagens da cidade e tinha em seu acervo fotos que não eram só dele. O Centro de Memória comprou esse acervo e nós selecionamos algumas fotos”, explica Ricardo Lima, idealizador do festival, que segue até o final de outubro. Já a exposição, permanece em cartaz até 4 de novembro.

Artigos relacionados