Debate sobre Brassaï e Yoshiyuki no Sesc-PA

Brassai

Kohei Yoshiyuki - Sem tituloO Café Fotográfico, projeto da associação paraense Fotoativa, em parceria com o Sesc Boulevard e o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, do jornal Diário do Pará, promovem na noite desta quinta-feira (13), no cine-teatro do Sesc Boulevard, em Belém (PA), um encontro aberto ao público com os membros da comissão de seleção da edição deste ano do prêmio, Rubens Fernandes Junior e Alexandre Santos, para falar sobre o trabalho dos fotógrafos Brassaï e Kohei Yoshiyuki. Mariano Klautau Filho, curador geral do Diário Contemporâneo, fará a mediação.

Em comum, o húngaro Brassaï (1899-1984) e o japonês Kohei tiveram a noite como alvo de suas lentes. Brassaï registrou a noite parisiense e seus personagens: trabalhadores, malandros, prostitutas e travestis.

Já Yoshiyuki trabalhava como fotógrafo comercial em Tóquio quando se encantou pela atividade noturna em Shinjuku. Com filme infravermelho, realizou uma série de fotos de pessoas em busca de sexo casual ou de voyeurismo.

Na atividade, o fotógrafo Alexandre Santos observará a noite através do trabalho desses dois fotógrafos, enquanto que o pesquisador Rubens Fernandes Junior refletirá que o ato de ver uma imagem não se encerra no contato com a fotografia, partindo da premissa de André Rouillé: “O imaginário dá lugar à percepção; o passado e a memória, à presença; o mítico longínquo, à realidade próxima: simplesmente visível, sem pano de fundo”.

SERVIÇO: Fotografia, imaginação e as poéticas de Brassaï e Yoshiyuki em debate. Data: 13 de março de 2014. Horário: 19h. Local: Cine-teatro do Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 – em frente à Estação das Docas). Entrada gratuita.

Artigos relacionados