Agenda

Aplausos! 12 de maio, dia internacional do enfermeiro

Somos um portal de notícias de fotografia, não somos da área médica ou da medicina, mas hoje é importante fazer uma homenagem e reverência aos milhares de profissionais da saúde, em especial, aos enfermeiros de todo o Brasil que estão diariamente na linha de frente buscando salvar vidas diante da pandemia do coronavírus. Hoje, dia 12 de maio, é o dia internacional do enfermeiro e sabemos das precárias condições que a saúde pública possui no Brasil e o quanto isso aumenta o risco para os próprios profissionais da saúde de serem vítimas do contágio. Não à toa, segundo o Conselho Federal de Enfermagem, já houve 98 óbitos de profissionais de enfermagem por Covid-19 no Brasil e mais de 13 mil enfermeiros contaminados por coronavírus.

Origem do Dia Internacional da Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo, na Inglaterra, em 1860.

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938. No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário