Tendência

Primeira agência de modelos IA do mundo acaba com o trabalho de fotógrafos

O poder e alcance dos geradores de imagens com inteligência artificial parece não ter limite. A cada semana um novo terremoto estremece o mundo das artes e da fotografia. Na semana passada, foi anunciada a Deep Agency, a primeira agência de modelos IA do mundo somente com pessoas sintéticas, criadas totalmente por um gerador de inteligência artificial.

A agência foi criada pelo desenvolvedor dinamarquês Danny Postma e pode mudar completamente a maneira como as campanhas publicitárias e de moda são produzidas. Em vez de modelos e fotógrafos tradicionais, a agência usa apenas um software de inteligência artificial para gerar humanos realistas para estrelar as campanhas. “Esses modelos não existem, mas você pode contratá-los. O que é a Deep Agency? É um estúdio fotográfico, com algumas grandes diferenças: sem câmera, sem pessoas reais e sem locação física”, disse o fundador da agência no Twitter. Veja abaixo as imagens de duas pessoas criadas pela agência de modelos IA:

agência de modelos IA

A ferramenta permite que os usuários criem modelos com características específicas através de uma descrição em texto com uma série de palavras, conhecido como comandos de prompt. Após criar ou pesquisar um modelo IA do banco de imagens da agência, podemos, por exemplo, ajustar a iluminação da cena (conforme a hora do dia), abertura, velocidade e até definir o aspecto da foto conforme o tipo de câmera e lente usadas para capturar a imagem (Fujifilm XT3, Canon EOS Mark III ou Sony a7). Veja abaixo o impressionante vídeo que demonstra o funcionamento da agência de modelos IA:

A visão por trás dessa iniciativa é fornecer uma alternativa mais barata para pequenas marcas emergentes encontrarem modelos sem gastar muito. Inicialmente, o custo por mês para usar e criar os modelos IA é de US$ 29 (cerca de R$ 150). No entanto, muitas pessoas criticaram o novo tipo de agência. “A agência está tirando o trabalho de pessoas e obtendo um bom lucro para si, raspando fotos e imagens de outras pessoas e vendendo-as. Os desenvolvedores de IA realmente gostam de tornar o mundo pior para as pessoas que eles estão roubando”, disse a ilustradora Serena Maylon.

A afirmação sobre o “roubo” de imagens que a ilustradora se refere diz respeito a origem dos dados que os geradores IA estão usando para criar as pessoas sintéticas. Existe uma grande desconfiança que eles usam imagens de pessoas reais publicadas em sites, redes sociais e bancos de imagens como base para criar as imagens IA. Mas isso ainda é uma questão nebulosa e somente daqui alguns anos teremos clareza ou regulamentação de como podem ser usadas as imagens que dão origem as fotos IA.

agência de modelos IA
Os modelos acima não são reais. Foram criados pela Deep Agency

Até lá, os geradores de imagens IA prometem ainda mais mudanças drásticas na criação de fotos, textos, vídeos e ilustrações. Lembrando que estamos apenas no início dessa revolução. Fotógrafos de moda, publicidade e produtos precisarão rapidamente se adaptar ao novo modelo de negócio ou a tendência é uma redução drástica no volume de trabalho com modelos convencionais. Gostando ou não, a inteligência artificial chegou com força para mudar profundamente como criamos imagens. Então, o jeito é se adaptar ou virar o táxi da fotografia.

Leia também: Os 5 melhores geradores de imagens com Inteligência Artificial (IA)

Artigos relacionados