Mesmo com a correção de erro, não foi possível recuperar as imagens e predefinições que foram perdidas definitivamente
Fotógrafos que baixaram a mais recente atualização Lightroom Mobile para o sistema iOS (iPhone/iPad), do nada, perderam definitivamente suas fotos e predefinições. Após muitas reclamações de usuários no Twitter, Reddit e fóruns, a Adobe lançou uma correção do bug do aplicativo, mas não conseguiu recuperar os arquivos excluídos acidentalmente. Mais uma má notícia para muitos fotógrafos. Parece que a bruxa tá solta mesmo. E todo cuidado é pouco. Como noticiamos essa semana, o serviço de armazenamento da Canon de imagens nas nuvens também falhou e perdeu fotos e vídeos de clientes (leia aqui).
“Falei com o atendimento ao cliente por mais de 4 horas nos últimos 2 dias e apenas um minuto atrás eles me disseram que o problema não tinha solução e que essas fotos perdidas são irrecuperáveis”, reclamou um usuário do Reddit, que afirmou ao site PetaPixel ter perdido mais de dois anos em edições de fotos.
O representante da Adobe, Rikk Flohr, reconheceu ontem que houve a falha e se desculpou pela confusão em uma postagem num fórum. Flohr disse que a empresa lançou outra atualização “para evitar que esse problema afete clientes adicionais”. No entanto, as fotos não podem ser recuperadas, de acordo com Flohr. A atualização não ajudará ninguém que já foi afetado. “Pedimos desculpas sinceramente a todos os clientes que foram afetados por este problema”, escreveu Flohr.
A Adobe também divulgou um comunicado afirmando que o problema afetou especificamente os usuários do Lightroom Mobile sem uma assinatura da nuvem da Adobe, bem como assinantes com fotos e predefinições que não foram sincronizadas com a nuvem da Adobe no momento da atualização. A empresa também observou que alguns clientes podem tentar recuperar seus dados através dos backups do próprio sistema segurança do iPhone ou iPad.