Acessórios Câmeras, lentes e iluminação Com que lente eu vou? Destaque

Não ficou bem na foto? A culpa pode ser da lente

Livro de fotografia

Algumas pessoas costumam achar que não são nada fotogênicas. Não importa o que façam, nunca saem bem na foto. Bem, talvez o problema não seja delas, mas da lente que foi usada no retrato.

O que fotógrafos mais experientes já devem saber foi demonstrado de modo categórico por Stephen Eastwood, fotógrafo de moda e beleza e manipulador digital baseado em Nova York (EUA).

Ele retratou uma modelo usando objetivas com diferentes distâncias focais. Foi de uma grande-angular de 19 milímetros até uma tele de 350mm. Todo o resto ele procurou manter igual: a mesma posição em relação à modelo, a mesma luz e expressão facial da moça.

O resultado (que você pode ver abaixo) mostra o que Eastwood queria dizer: algumas lentes podem, de fato, arruinar um retrato. Isso nos traz ao velho princípio, da objetiva certa para a ocasião certa. O jornal Daily Mail, que noticiou a experiência de Stephen, cita a 135 milímetros como a recomendada pelos experts no quesito retrato. “Mas mesmo com elas há um elemento de risco”, adverte a reportagem.

Uma coisa é certa: esqueça as grandes-angulares se for fazer uma 3×4 de alguém…

iPhoto Channel_Com que lente eu vou_Stephen Eastwood 2

iPhoto Channel_Com que lente eu vou_Stephen Eastwood 1
Extremos: objetivas com distância focal curta, como a 24mm, distorcem a imagem, enquanto que uma tele como a 230mm tende a “achatar” a cena

Banner_Lightroom

 

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário