Acessórios Câmeras, lentes e iluminação Com que lente eu vou?

“Com que lente eu vou?” Bel Caetano prefere a 85mm

Livro de fotografia
iPhoto Channel_Com que objetiva_85mm_Bel Caetano (4)
Imagem de Bel Caetano feita com uma 85mm 1.8: boa nitidez

Cada fotógrafo elege sua “objetiva do coração” conforme a necessidade, o custo e o resultado que espera obter. É claro que você pode conseguir certos resultados de diferentes formas e, assim, a escolha tem também um fator de subjetividade: vai do gosto de cada um.

iPhoto Channel_Com que objetiva_85mm_Bel Caetano (3)
Bel Caetano: “Essa lente não
dá distorção” (foto: Walter Passos)

Bel Caetano, uma jovem fotógrafa de casamentos baseada em Cascavel (PR) tem como lente preferida a 85 milímetros 1.8. Considerada uma boa objetiva para retratos, essa meia-tele tem ângulo de visão de 28 graus e, na opinião de Bel, é leve, possui boa capacidade de foco e é bastante clara. O modelo que ela usa é uma Nikkor (Nikon), cujo preço fica na faixa dos R$ 1.700.

“Gosto de como os modelos ficam em relação ao fundo”, diz a fotógrafa, que é natural de Rio Branco, no Acre (leia mais sobre ela aqui) e faz ensaios de casais no estilo lifestyle. Para ela, quanto mais distante estiver dos noivos, melhor. “Essa lente não dá distorção e isso me ajuda muito”, afirma. Além disso, Bel costuma usá-la na abertura máxima, para obter um efeito de luz mais natural. Na foto abaixo, é possível constatar que a telefoto produz um bokeh bastante atraente. “Tenho há dois anos e não pretendo me desfazer dela”, aprova a garota.

iPhoto Channel_Com que objetiva_85mm_Bel Caetano (2)

Vale destacar que os fabricantes desenvolvem objetivas com características específicas. Algumas têm motor de foco embutido, outras não; algumas são projetadas para uso em câmeras com sensor APS-C (a linha DX da Nikon, por exemplo), outras para câmeras full-frame, e assim por diante. Para sinalizar cada especificação, as marcas adotam uma série de siglas, que acompanham a descrição dos produtos. Para exemplificar, temos abaixo uma Canon EF 85mm f/1.8 USM, sendo que o “EF” significa foto eletrônico e “USM” motor ultrassônico. Lucas Conrado, no site Techtudo, publicou uma lista com o significado de cada uma das siglas empregadas pelos principais fabricantes (veja clicando aqui).

Canon-EF-85mm-f-1.8-USM-Lens

banner-estudio-evolution1

Sobre o autor

Alcides Mafra

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário