Acessórios Câmeras, lentes e iluminação Com que lente eu vou? Destaque

“Com que lente eu vou?” A 35mm no casamento

Livros de fotografia

Abrimos a seção “Com que objetiva eu vou?” falando da 35 milímetros 1.4 (leia aqui). Essa lente grande-angular é bastante usada em retrato e fotografia de rua, porém pode ser aplicada em diversas situações. No casamento, inclusive.

iPhoto Channel_Com que objetiva eu vou_Nelson Neto
Retrato de noiva feito com uma 35mm 1.4: boa nitidez mesmo na abertura total
foto-nelson-neto-retrato-2
Nelson Neto: “Faço 80% do evento
com essa lente” (foto: Pedro de Souza)

É o que faz Nelson Neto, fotógrafo pernambucano que atua em Salvador (BA). Nelson cobriu seu primeiro evento em 2008 e desde então procura manter o olhar atento ao que chama de “momentos raros” do casamento. Ao contrário de muitos de seus pares, que não dispensam a versatilidade que uma lente zoom pode oferecer, ele dá mais valor à proximidade. “É uma distância focal que cobre quase tudo o que preciso, o que me ajuda a estar próximo do fotografado e adicionar detalhes do ambiente, a fazer retratos de grupos, retrato da noiva etc.”, explica.

Nelson cita outra qualidade, que nos lembra que casamento é também uma maratona de esforço físico, cinco horas ou mais de correria, segurando uma câmera quase que o tempo inteiro na altura dos olhos: a 35mm é menor e mais leve que a bastante usada 24-70mm – e tem uma boa nitidez mesmo na abertura total, acrescenta.

“Faço 80% do evento com essa lente. Tem pouca distorção mesmo estando bem próximo do objeto. Gosto de usar na abertura 2.2, pois me permite um pouco mais de nitidez e profundidade de campo”, destaca o pernambucano.

E você: com qual lente vai ao casamento?

banner-estudio-evolution

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Tenho feito meus eventos sociais com a quarentinha. Versátil, boa nitidez e distorção quase imperceptível. Para quem não dispõe, assim como eu, de 1,5 mil dólares para 35 mm (preço lá, claro), pagar 200 conto na pancake é o céu!
    Dificilmente uma lente tem tanto custo benefício quanto essa. O grande defeito é que ao colocar na câmera ela não sai mais. Parece que tem tipo uma cola. E tem mesmo 😀