Abraço no Brasil é eleita a Foto do Ano do World Press Photo
O World Press Photo é o maior e mais prestigiado concurso de fotojornalismo do mundo. Os vencedores foram divulgados na última sexta-feira e a Foto do Ano foi feita no Brasil e capturou um abraço emocionante por causa da pandemia da COVID-19. A imagem foi feita pelo fotógrafo dinamarquês Mads Nissen mostra a senhora Rosa Luzia Lunardi, de 85 anos, sendo abraçada pela enfermeira Adriana Silva da Costa Souza, no lar Viva Bem, em São Paulo.
Foto vencedora do World Press Photo 2021 feita no Brasil pelo fotógrafo Mads Nissen
“Esse foi o primeiro abraço que Rosa recebia em cinco meses. Em março, lares de idosos em todo o país fecharam suas portas para todos os visitantes como resultado da pandemia COVID-19, impedindo que milhões de brasileiros visitassem seus parentes idosos. Os cuidadores foram obrigados a manter contato físico com os vulneráveis ao mínimo. No Viva Bem, uma invenção simples, ‘A Cortina do Abraço’, permitiu que as pessoas se abraçassem uma vez”, disse o fotógrafo.
Fotos Vencedoras do World Press Photo 2021
Além da Foto do Ano, o World Press Photo também elegeu mais seis fotos, em categorias específicas. Veja abaixo as fotos e suas histórias:
Lydia Rimawi está deitada em seu sofá em Beit Rima, perto de Ramallah, Palestina, em 20 de dezembro de 2018. Seu marido Abdul Karim Rimawi foi preso em 2001 e condenado a 25 anos de prisão por envolvimento no assassinato do ministro do turismo israelense, Rehavam Ze’evi. O casal tem um filho, Majd, que nasceu como resultado de uma fertilização in vitro em 2013. Em 2014, Abdul Karim foi multado em cerca de US $ 1.500 por contrabandear seu sêmen da prisão e privado de visitas familiares por dois meses. Foto: Antonio Faccilongo, Itália, Getty Reportage