Tendência

A mão do menino faminto que chocou o mundo. Uma foto ou mil palavras?

A mão de um menino faminto de 4 anos sobre a mão de um monge católico, em Uganda, na África, chocou o mundo em 1980 e até hoje causa perplexidade. A foto capturada pelo fotojornalista Mike Wells ganhou o World Press Photo e mostrou ao mundo as consequências devastadoras da fome que viviam milhares de pessoas.

Mike fez a imagem dentro de um seminário onde os monges estavam distribuindo alimentos durante os primeiros dias da fome. E foi um dos monges que disse ao fotógrafo que o menino tinha cerca de quatro anos, embora sua mão mais pareça de uma pessoa extremamente idosa e debilitada por alguma doença grave. Mas tratava-se apenas de uma criança severamente desnutrida.

A mão do menino faminto que chocou o mundo. Uma foto ou mil palavras?
Foto: Mike Wells

Nada menos do que 20% da população de Uganda morreu em menos de um ano (60% sendo crianças). É considerada a segunda pior crise de fome registrada na história, abaixo apenas da fome finlandesa em 1696 na Europa, que matou um terço da população.

Apesar de Mike Wells ganhar o maior prêmio de fotografia do mundo com a imagem, posteriormente, ele admitiu que estava com vergonha da foto ter sido inscrita no concurso. O fotógrafo era contra ganhar prêmios com fotos de pessoas morrendo de fome. Mas a publicação que Mike trabalhava, que ficou cinco meses com sua foto sem publicá-la, posteriormente a sua divulgação e repercussão, resolveu inscreve-la no concurso.

Apesar da contrariedade do fotógrafo com a premiação, a foto estarrecedora acabou por mobilizar inúmeras campanhas e ações em todo o mundo de apoio e combate à fome em Uganda e na África. Uma situação parecida aconteceu com o fotógrafo Kevin Carter, que fez a imagem “o abutre e a menina” (leia aqui a história por trás dessa foto). Posteriormente a foto, por culpa e críticas Kevin se suicidou, mas sua foto também mobilizou governos e organizações ao redor do mundo.

Artigos relacionados