Tendência

A maior câmera digital da história está sendo montada e tem a resolução de 3.200 megapixels

A maior câmera digital da história está sendo montada no Observatório Vera Rubin, no Chile. Com uma resolução de 3.200 megapixels, as imagens são tão grandes e detalhadas que você poderia localizar uma bola de golfe a 20 quilômetros de distância. Ela possui nada menos que 189 sensores CCDs.

A câmera é a Legacy Survey of Space and Time (LSST) e vai fotografar metade do céu do sul a cada 3 dias. Todas as semanas, astrônomos, astrofísicos e cosmologistas terão uma imagem completa de todo o céu daquela região. Ao fotografar o céu de maneira abrangente e regular, os cientistas serão capazes de ver o que está mudando e como está mudando.

A maior câmera digital da história está construída e tem a resolução de 3.200 megapixels
A maior lente ótica de alto desempenho já fabricada (1,5 metros de largura) chegou a uma sala limpa no SLAC, onde o laboratório monta a câmera digital de 3.200 megapixels do Legacy Survey of Space and Time (LSST). (Crédito: Farrin Abbott / SLAC.)

As imagens serão tiradas a cada 15 segundos e permitirão aos pesquisadores ficar de olho nos asteróides que viajam perto da Terra, entendendo a matéria escura e a energia escura e a estrutura e formação da Via Láctea. Veja abaixo um pequeno vídeo publicado pelo Observatório Vera Rubin mostrando a montagem da super câmera:

“Veremos objetos mais escuros do que as pessoas olhavam antes em uma área do céu”, disse o astrofísico Aaron Roodman, cientista-chefe para montagem e testes de câmeras. A nova câmera irá essencialmente tirar fotos do passado distante, já que leva muito tempo para a luz chegar de partes tão distantes do universo. Todos os dias, espera-se que a câmera colete 60 Petabytes de dados.

A câmera tem 1,5 metros de largura e 3 metros de comprimento e incorpora 189 CCDs que compõem o sensor. Depois de instalado, ele será posicionado entre 3 espelhos para ajudá-lo a capturar a grande área do céu. Por causa do tamanho e da complexidade, a câmera não é exatamente portátil, e grande parte do feito da engenharia será levar a câmera de seu local de montagem na Califórnia até o topo da montanha no Chile. A pandemia atrasou a instalação, embora a equipe espere que ela esteja pronta na metade de 2022.

A maior câmera digital da história está construída e tem a resolução de 3.200 megapixels
O plano focal completo da futura câmera LSST tem mais de 3 metros de largura e contém 189 sensores individuais que produzirão imagens de 3.200 megapixels. (Crédito da imagem: Jacqueline Orrell / SLAC National Accelerator Laboratory)

A câmera em si é, como você pode imaginar, bastante complexa. Possui 6 filtros rotativos que podem ser trocados dependendo das condições do céu e do que o operador está tentando fotografar. Esses filtros permitirão que as fotografias sejam feitas em diferentes bandas do espectro eletromagnético, do ultravioleta próximo ao infravermelho.

Mesmo que a câmera seja instalada em um local designado para Dark Sky, ela ainda terá que lidar com a poluição luminosa, principalmente de satélites que passam, incluindo o Starlink da SpaceX, que será visível em aproximadamente 30% das imagens. Mesmo assim, esta câmera será uma ferramenta incrível que ajudará a responder a mais perguntas sobre o nosso mundo, nossa galáxia e o universo. O que você fotografaria com a maior câmera digital da história?

Ajude o iPhoto Channel

Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há quase 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos os salários de nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *