A irônica fotografia documental de Martin Parr
A fotografia documental tomou outro rumo quando Martin Parr passou a trabalhá-la. O fotógrafo britânico é reconhecido pelo seu ótimo senso de humor sobre o estilo de vida das pessoas da Grã-Bretanha. Algumas de suas abordagens podem ser interpretadas como a ridicularização de alguns hábitos, mas quando analisados dentro do contexto documental, não passam de ilustrações da vida real.
Suas fotografias são extremamente ricas em sensibilidade e crítica. A banalidade e o tédio são temas comuns que nos fazem refletir sobre a vida moderna e futilidades. As cores são um grande atrativo em suas obras, que mesclam com sua ironia e parecem retratos antigos de nossa sociedade atual. Uma de suas séries mais importantes retratam casais entediados em restaurantes.
O interesse pela fotografia começou quando criança, seu avô George Parr, ensinou suas técnicas amadoras de enquadramento e iluminação. Martin Parr foi professor da Universidade de Gales e diretor artístico do Rencontres D’Arles. Ele é membro da agência Magnum Photos desde 1994.
26/31